imagem: Jia Lu, Illuminated

"EM CADA CORAÇÃO HÁ UMA JANELA PARA OUTROS CORAÇÕES.ELES NÃO ESTÃO SEPARADOS,COMO DOIS CORPOS;MAS,ASSIM COMO DUAS LÂMPADAS QUE NÃO ESTÃO JUNTAS,SUA LUZ SE UNE NUM SÓ FEIXE."

(Jalaluddin Rumi)

A MULHER DESPERTADA PARA SUA DEUSA INTERIOR,CAMINHA SERENAMENTE ENTRE A DOR E AS VERDADES DA ALMA,CONSCIENTE DA META ESTABELECIDA E DA PLENITUDE A SER ALCANÇADA.

BLOG COM MEUS POEMAS:

http://desombrasedeluzanna-paim.blogspot.com/



quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

REVALORIZAÇÃO DO PAGANISMO


.
Quando falamos na revalorização do paganismo temos que ter muito cuidado. Assim como a questão da volta da Deusa.
A Deusa não é apenas um Deus travestido. É outra abordagem da realidade. Orgânica, ecológica, integrada.
O paganismo não pode ser trazido de volta baseado apenas nos seus segmentos decadentes. São outros paradigmas , totalmente distintos dos atuais.
Tão pouco pode ser uma adaptação fantasiosa e descontextualizada. Paganismo é um amplo movimento de recuperação da
confiança do ser humano em si mesmo, de sua libertação dos deuses únicos que as religiões estabelecidas, em luta pelo poder estabeleceram.

Um único deus no céu para justificar um único poder na Terra. O dos conquistadores.

Paganismo é nos assumirmos como seres limitados , mas desejosos de crescer. É amadurecer em busca da responsabilidade que de fato temos em tomas nossas próprias decisões que não podem mais ficar nas mãos desses pretensos representantes de divindades feitas a imagem e semelhança do que pior há na humanidade.

É a recuperação da autonomia moral e intelectual de cada ser, para que não sirvamos mais aos pretensos e auto intitulados intermediários da Divindade em nosso meio. É recuperar a consciência de que somos Deuses e Deusas e nos esquecemos disso.

É recuperar a consciência da presença da vida em todos as suas faces. Ecologicamente conscientes de que fazemos parte da teia da vida, que somos parte desta trama e que podemos simbioticamente interagir, mas não somos os donos do mundo.

Que tudo que fizermos ao mundo estaremos fazendo a nós mesmos. Quando nos multiplicamos desordenadamente destruindo os
outros sistemas de vida do mundo o câncer se ampliou. Destruímos as defesas do mundo, como sua camada de ozônio e agora temos a SIDA.

Por quanto tempo ignoraremos as evidências?

E por quanto tempo ficaremos presos a cultos de dor, de culpa e de medo que pregam um deus pseudopatriarcal, externo ao mundo , moralista, que manda seu filho, único lavar com seu sangue os "pecados " de todos?

Recuperar o elo do paganismo é recuperar uma outra abordagem da realidade , responsável, que não precisa do sangue alheio para existir, orgânica, viva.
E neste momento temos que tomar um grande cuidado. Ou nos tornaremos outro movimento New Age, que nada tem de novo, apenas uma reedição de fantasias, que afastam ainda mais o ser da questão fundamental:

Recuperar a consciência de si mesmo.

Basta de trocar velhos medos por novos medos, velhas farsas por novas farsas. Temos que ter coragem e estarmos plenos de nós mesmos para essa verdadeira jornada iniciática que nos é proposta. Como na antiga lenda Navajo estamos em busca das armas e da magia para nos libertarmos desses monstros fundamentalistas que ameaçam nosso mundo.

A invasão do mundo por estes grupos sequiosos de poder começou há muito. A invasão destas terras vem por 500 anos sendo realizada e agora enquanto estas palavras são lidas povos nativos ainda estão sendo destruídos, em corpo por fazendeiros, madeireiros e mineradores ou em alma, por padres e pastores.

Até quando seremos útil massa de manobra, coniventes em nossa covardia silenciosa? É uma batalha e nada menos que a própria sobrevivência não só da humanidade, mas de toda a vida sobre a terra está em jogo. Basta prestar atenção nos fatos e compreenderemos que estamos num momento de decisão.

Quando perguntaram ao Doutor Carlos Castañeda qual seria a mais forte razão para a publicação de suas obras ele colocou que ao lado do fato de desejar fechar com chave de ouro sua linhagem ele reconhecia que a única forma de realmente salvar esse mundo hoje está na magia. Partilho totalmente deste parecer do novo Nagual e considero que o retorno do paganismo é de fato o caminho.

Mas é importante compreender que o paganismo nada tem de convertor, não somos sacerdotes sequiosos de poder e por isso impondo com armas nossas idéias. Estamos em busca dos que são como nós, reencontro é nossa trilha.

Estamos apenas propondo um retorno à vida.

Você já viu uma enchente perto de um rio?
A água sobe muito e cobre tudo em volta.

Então quando vem a estiagem e o sol evapora a água pequenas lagoas surgem. Nessas lagoas muitos peixes ficam, agora isolados do rio. Se ali ficarem, mais cedo ou mais tarde a água vai secar e eles morrerão.

Podemos criar um canal que coloque a lagoa isolada em contato de novo com o rio e assim, os peixes, que quiserem, poderão nadar novamente para o fluxo principal. É deste fluxo principal da vida que fomos apartados com estas crenças impostas.

O retorno do paganismo que falamos é esse canal , que pode nos auxiliar a voltar ao fluxo principal da vida. A liberdade de ir rio afora, ou mesmo nadar contra a correnteza, voltando as nascentes para, quem sabe, renascermos de nós mesmos. Com todos os riscos e com toda a beleza de estar vivo de fato.

Sem imposições, sem medo ou culpa.

Livres, plenos, como a vida é.

Pagãos enfim.

http://www.imagick.org.br/pagmag/guerreir/paganismo.html



O neo paganismo, a religião da Terra, o religar-se à Terra enquanto ser vivo e consciente é um caminho que leva à MAGIA e a VIDA.

Em homenagem sincera a tantas mulheres valorosas, homens corajosos, que entregaram suas vidas às chamas, que resistiram a tortura mas nada revelaram dos SEGREDOS, em homenagem a estes heróis e heroinas que com seu sacrificio salvaram outros para que a tradição continuasse nos chamamos bruxos e bruxas.
Porque hoje podemos ,nós seus herdeiros(as) espirituais, dançar em praça pública, dizermo-nos publicamente pagãos (ãs) e sentir que uma nova fase da História se aproxima nos dizemos bruxos e bruxas.
E podemos ver além da confusão que os que sabem que vão perder o poder estão criando para que não percebamos o SOL da primavera retornando, porque temem a verdade, a constatação esta civilização construida no gelo da ganância e egoísmo, ruirá por si.

Os que fizeram seus impe'rios e suas armas de poder no gelo da realidade vazia e estéril que criaram temem que redescubramos a magia, pois o calor da magia os ameaça pela sua simples existência.

Por isso nos chamamos Bruxos e Bruxas, por isso temos caldeirões e colheres de pau, pilões, vassouras e outros instrumentos que usamos para tecer nossas magias, porque nestes simples ato deixamos nossa condição isolada e nos irmanamos em vasta corrente que além do tempo e espaço conectada está com a Deusa.
Pois em cada ato mágico, em cada rito que ritualizamos uma onda de energia vence tempo e espaço e toca nossos antepassados espirituais enquanto ardem na fogueira dos conquistadores, com nossa magia viva hoje lhes dizemos:

"Coragem,venceremos!"




http://www.imagick.org.br/pagmag/guerreir/bruxuxbruxa.html

Um comentário:

Pallas disse...

Parabéns por cada palavra Janela da Alma, nossos tempos estão nublados, não sabemos ao certo quando as brumas se dissiparam, ou se um dia ela se dissiparão sabemos apenas do chamado que ecoa do nosso ser, da nossa vida, a Deusa e o Deusa que habitam em nós.
Que um dia possamos nos encontrar e poder conversar sobre a vida, a morte, os deuses, o universo, simplesmente procurar em si a verdade, não nos outros, no deus interior de cada um de nós