imagem: Jia Lu, Illuminated

"EM CADA CORAÇÃO HÁ UMA JANELA PARA OUTROS CORAÇÕES.ELES NÃO ESTÃO SEPARADOS,COMO DOIS CORPOS;MAS,ASSIM COMO DUAS LÂMPADAS QUE NÃO ESTÃO JUNTAS,SUA LUZ SE UNE NUM SÓ FEIXE."

(Jalaluddin Rumi)

A MULHER DESPERTADA PARA SUA DEUSA INTERIOR,CAMINHA SERENAMENTE ENTRE A DOR E AS VERDADES DA ALMA,CONSCIENTE DA META ESTABELECIDA E DA PLENITUDE A SER ALCANÇADA.

BLOG COM MEUS POEMAS:

http://desombrasedeluzanna-paim.blogspot.com/



quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

O TEMPO FEMININO



Pode até soar feminino demais o texto que vou escrever agora - mas falar da LUA é essencialmente feminino, e todos os homens sabem disso!

Os índios - de diversos continentes - tinham por hábito reservar um espaço especial para suas mulheres durante o período menstrual.

Os Xamãs denominam esse espaço de A Tenda da Lua.

Não me lembro que nome minha avó dava ao "lugar das mulheres", mas sei que ele existia.

Minha mãe detestava ter que ficar isolada do mundo durante todo o período menstrual - apesar de ariana, ela sempre pareceu mais uma filha de Urano, sempre querendo derrubar padrões estabelecidos... e fez isso a vida inteira, até morrer.

Mas a velha índia, minha avó, sabia bem o que fazer e como recolher todas as filhas durante três, quatro, cinco dias.

O objetivo das mulheres indígenas - de todos os povos - em criar um local e um tempo propício ao recolhimento, é entender que parar é preciso.

Senti isso muito forte após a tal gripe que me forçou uma pausa de quase quinze dias.

Senti - literalmente.

Porque quando estamos atarefadas, cheias de compromissos, de idéias, de palavras, de afazeres, de vontades, não temos tempo de sentir.

A Magia é real - tal qual a emoção!

Mas tanto a Magia quanto a emoção - e a intuição - são de uma sutileza ímpar!

É impossível desfrutar de toda sua complexidade e funcionalidade se não estivermos conectadas com o lado sutil do viver.

Mulheres precisam se recolher!!!

Precisam entender seus hormônios, seus sonhos, suas visões, seu poder!!!

No tempo das nossas avós e bisavós, não havia TPM.

Não havia o stress emocional e físico a que somos submetidas todo mês.

Porque havia o respeito pelo TEMPO FEMININO.

Precisamos aprender a nos conceder esse TEMPO.

Seja ele de uma tarde, um dia ou cinco. Não importa.

Só importa que esse TEMPO exista em nossas vidas!

O que você vai dizer ao mundo para exercer seu direito ao TEMPO FEMININO, eu não sei. Peço apenas que o faça!

Minha avó segurava as filhas em retiro para o TEMPO FEMININO, dizendo que o boto tucuxi sentia o cheiro da menstruação e vinha seduzir as mulheres durante esse período nas noites enluaradas, levando-as para as águas profundas dos rios do Amazonas.

E essa é uma crença tão forte naquela região, que muitos barqueiros se recusam - mesmo hoje em dia - a transportar mulheres menstruadas, com medo que os botos, enlouquecidos, virem suas embarcações.

(Abro um parêntese para falar do quanto é real a Magia daquele lugar! Tenho a Magia dos Antigos Celtas profundamente enraizada em mim... mas não posso negar, nem seria louca para tentar fazê-lo, a Magia de Todas as Terras e, especificamente aqui, da Amazônia.

Já andei de barco menstruada... e os botos realmente ficam em volta o tempo todo... muito mais que em períodos ausentes de menstruação. Não conheço motivo científico que explique tal fato... sei apenas que realmente acontece.

Já vi boto tucuxi nadando no Rio Negro... numa longa distância da margem... e depois em seu lugar vi um homem nadando... e um tempo depois vi novamente um boto nadando.

Seria absurdo eu dizer que somente a Magia Européia Antiga é verídica e poderosa!

Toda Magia é real e poderosa!

Só precisamos entender qual está mais conectada com a nossa essência - ou quais!!!

Por isso existe a WICCA, que nos diz que é possível e natural estabelecer relações com mais de uma Tradição Mágica ao mesmo tempo.

Mas sobre isso nós conversaremos em outro momento. Agora não é a hora.

Fecho o parêntese e volto a falar do TEMPO FEMININO).

Minha avó falava do boto... eu me permito apenas dizer: "Hoje estarei ausente, em Ritual".

Quanto a vocês, meninas...

Descubram seu caminho para A Tenda da Lua e pratiquem o TEMPO FEMININO!!!

Valerá à pena sentir toda a essência do SAGRADO FEMININO que habita em nós e entender, profundamente, nossa real possibilidade no viver.

Por LYDIAH
Escritora, Narradora, Pesquisadora Celta e Numeróloga
http://www.templodeavalon.com/modules/articles/article.php?id=14

Nenhum comentário: