imagem: Jia Lu, Illuminated

"EM CADA CORAÇÃO HÁ UMA JANELA PARA OUTROS CORAÇÕES.ELES NÃO ESTÃO SEPARADOS,COMO DOIS CORPOS;MAS,ASSIM COMO DUAS LÂMPADAS QUE NÃO ESTÃO JUNTAS,SUA LUZ SE UNE NUM SÓ FEIXE."

(Jalaluddin Rumi)

A MULHER DESPERTADA PARA SUA DEUSA INTERIOR,CAMINHA SERENAMENTE ENTRE A DOR E AS VERDADES DA ALMA,CONSCIENTE DA META ESTABELECIDA E DA PLENITUDE A SER ALCANÇADA.

BLOG COM MEUS POEMAS:

http://desombrasedeluzanna-paim.blogspot.com/



quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

O CAMINHO DO GUERREIRO



Conferência de Taisha Abelar (Janeiro de 1994)

(Estas são notas de uma conferência pública de Taisha Abelar dada em Menlo Park, Califórnia em 7 de janeiro de 1994. Estas notas não são de domínio público; podem ser distribuídas a pessoas interessadas em Castaneda, Abelar ou Donner, porém , por favor, não as envie para algum periódico ou boletim, nem publiquem-nas em nenhuma revista, etc . Por favor , respeitem o estilo de Abelar, Castaneda e etc. , o qual parece estar baseado em uma exibição pública limitada.)

A conferência desta noite é sobre "parar". Para "parar" necessitamos fazer apenas uma coisa: decidir ser um guerreiro ou não.

O ponto de aglutinação flutua naturalmente ao dormir. Também se move sob a influência de drogas, meditação profunda, fome, privação sensorial.

O ponto de aglutinação situa-se atrás de vocês, na altura das omoplatas.

Os feiticeiros usam a disciplina para mover seus pontos de aglutinação.

Qualquer um de nós pode ver a energia, inclusive agora, porém podemos não estar imediatamente conscientes disso. As crianças pequenas, por outro lado, percebem energia diretamente. De todas as formas quando são maiores, os "acomodadores" (adultos) os introduzem no mundo da realidade ordinária. Em lugar de ver energia sem forma, uma criança um dia perceberá a configuração energética na forma de uma mesa, um cão, uma árvore, etc.

Assim a percepção pura da criança é moldada pelos "acomodadores".

Primeiro e antes de mais nada vivemos num mundo de energia. Apenas secundariamente vivemos em um mundo de objetos. A posição do ponto de aglutinação determina a realidade que perceberemos.

Os bruxos (presumivelmente de forma diferente dos artistas da fome ou da privação sensorial - faquires) buscam fixar o ponto de aglutinação em uma nova posição (e não apenas movê-lo) para aglutinar energia outra vez em uma nova série de "objetos" e , portanto, em uma nova realidade.

Este mundo não é tão importante como pensamos que é. Nossa linguagem é parcial; chamamos de realidade quando é apenas uma das tantas posições do ponto de aglutinação. Para a nossa conveniência vamos nos referir a ela como realidade ordinária.

Geralmente, assim que os acomodadores façam seu trabalho de ajudar-nos a perceber as variadas configurações de energia como objetos, o ponto de aglutinação fica fixo e não move-se mais depois.

Estamos obrigados a ficar identificados com o mundo da vida diária até a nossa morte.

E quanto a morte, do ponto de vista dos bruxos, não é o rápido processo que parece ser. O brilho do ponto de aglutinação diminui rapidamente, porém todas as fibras energéticas que compõe o ovo energético do ser humano podem levar um bom tempo para dispersar-se. O processo também pode ser demorado, por exemplo, se alguém é enterrado em um ataúde de chumbo logo após morrer.

A alternativa a estar preso por toda a vida em uma posição do ponto de aglutinação é move-lo mediante a prática da disciplina e logo fixá-lo em uma nova posição enquanto estamos conscientes.

Um fundamento firme no caminho do guerreiro é o que se requer para a difícil tarefa de "parar" e "sonhar".

Disciplina não é a mesma coisa que a praticada por mulheres católicas em um convento. Nem a mesma coisa que a que é usada como prática pelas monjas. Não é levantar-se cedo para fazer aeróbica antes de ir para o trabalho ou comer prudentemente . Isso são apenas rotinas, hábitos, não a disciplina do guerreiro.

Desde o ponto de vista de um guerreiro, espreitador ou sonhador, a disciplina é algo abstrato. É estar vinculado inquebrantavelmente a um propósito. Assim que a atual implementação da disciplina é muito flexível e fluida. Requer coragem de aço. Não há lugar para dúvidas e vacilação, os quais de outro lado nos colocam atrás, no mundo de todos os dias de justificativas e autopiedade.

A disciplina conduz a harmonia, ao bem-estar e ao equilíbrio. A vida diária, por outro lado, é feita de negligência e indulgência.

Um propósito inquebrantável e inflexível é o que se requer para a disciplina em nossa busca pela liberdade.

Na conferência recente da livraria Fênix alguns de vocês estiveram ali - Carlos Castaneda deu uma palestra sobre o caminho do guerreiro.

Não podem aprender a ser guerreiros!


É apenas uma decisão que tem que tomar um dia vocês mesmos e por conta própria. Pedir a alguém que lhes ensine como ser um guerreiro é uma abordagem errônea . É a abordagem de "eu sou um pobre coitado".

Carlos Castaneda disse que primeiro e antes de mais nada, o evento transformante na vida de um guerreiro, a base para chegar a ser um guerreiro, é aceitar a responsabilidade da própria morte. Esta é a linha de partida. Não assumam que são imortais .

Encarem o infinito e a morte no espelho através da noite!

Apenas fazendo isto, tomando a morte como uma conselheira desta maneira, muitas coisas cairão por terra, muitas coisas desaparecerão em vocês.

Assumam a responsabilidade de sua percepção do mundo. Não apenas a simples percepção na qual nasceram . Em lugar de intentar o movimento de seus pontos de aglutinação a outras áreas do ovo luminoso, se ajustam o seu próprio cinto (!), se cortam o supérfluo em suas vidas, o ponto de aglutinação se deslocará por conta própria sem ajuda de rotinas ou exercícios por parte de vocês. A lâmpada da consciência, brilhará forte quando cortarmos o excesso de bagagem que carregamos (preocupações, autopiedade, etc), brilhará sobre todas as outras possíveis posições do ponto de aglutinação.

A segunda regra para ser um guerreiro é pagar suas dívidas. Um guerreiro é muito generoso. Ele ou ela não olha o mundo em termos do que as outras pessoas lhe devem. O guerreiro olha o mundo em termos de oportunidades para saldar suas dívidas com outras pessoas e assim não estar completamente atado para sempre.

Isto de pagar as dívidas conduz a um afeto imparcial por todas as coisas. Muito do que consideramos afeto é comércio de favores com outras pessoas. O guerreiro, por outro lado, dá afeto sem esperança de devolução. Não que o guerreiro esteja tratando de eliminar o afeto ou ser uma pessoa insensível . O afeto do guerreiro é tão imparcial que se libera das relações de todos os dias. O afeto do guerreiro é tão imparcial que se o guerreiro vai a outra realidade completamente diferente desta, seu afeto estende-se à todos os outros novos seres que existam nessa realidade.

Se alguém realmente nos feriu, isto também necessita ser devolvido. O conceito de pagar as dívidas não é uma idéia sentimental, limitado a corresponder as boas relações. O ponto é liberar-se de todas as relações. Se estão apegados a alguém que os feriu, podem necessitar desligar-se dessa relação devolvendo o dano. Assim não é uma questão moral; é uma via de mão dupla .

O sendeiro do guerreiro é uma escotilha de escape, um lugar onde se pode ir depois de ter desmantelado sua vida diária. Não há lugar para o medo, para a indulgência (pena de si , para a culpa ou a nostalgia quando se está rumando para o desconhecido.

Uma determinação inquebrantável é o único caminho que podem tomar ou lhes acontecerão coisas terríveis uma vez que tenham acumulado suficiente energia (mediante o uso da morte como conselheira para cortar o excesso de bagagem).

Não podem estar meio dispostos ou com apenas parte de sua energia pois lhes acontecerá coisas piores (antes não tivessem enveredado por esse caminho) .

Recuperem a energia usada para sustentar o mundo da vida diária. O mundo da vida diária é um edifício gigantesco, porém apóia-se apenas sobre três pilares:

1 - Como nos apresentamos ao mundo . Como nos encaixamos na estrutura da ordem social. A recapitulação nos permite pensar em tudo isto; como nos encaixamos é um espelho de como os outros nos vêem em suas esperanças e temores. Tudo isto requer ENERGIA. O guerreiro em transformação nota que ele ou ela está de cara com a morte e então percebe que conduta e que intensidade é apropriada sob esta luz .

O segundo pilar é nossa necessidade biológica de encontrar um par e nos reproduzirmos. Somos animais sociais. Os bruxos dizem "deixem que outros o façam". Os bruxos necessitam da energia para parar com a dança social e a necessidade biológica para alcançar a Liberdade. Nós não queremos ser a flor que floresce e morre para propagar a espécie. A segurança da família é uma das mais fortes atrações da ordem social. Existe um tremendo medo a estar só, a morrer só. Os bruxos tem que aprender a estar sós, por longos períodos. Esse é o motivo pelo qual Don Juan sempre nos provou deixando-nos sós, por nossa conta, para ver como manejamos a solidão. Porque temos tanto medo de não ver filmes, não ter amigos? É também muito importante aprender a ter silêncio mental, solidão mental, por longos períodos. O mundo então irá colapsar por si mesmo sem o diálogo interno! Sonhar também é muito solitário, encarando os perigos no mundo dos sonhos sozinhos.

Estamos falando acerca de "parar" esta noite e de ter que usar a solidão. Como mulheres, nós não queremos ser uma solteirona, uma amarga solteirona, com um lunar (?) e costeletas nas bochechas (?). Nós aprendemos essas coisas, a necessidade de ser formosas para apanhar um bom marido e temos fundado a indústria cosmética inteira com nossos medos e preocupações. Na recapitulação temos uma chance para ver isto e buscar alternativas.

O caminho do guerreiro (é não ser apanhado no imperativo biológico de formar um par e na dança social motivada pela solidão) é uma transformação que envolve uma afeto sem limites. Não contar o número de romances que temos ou estar em uma relação e sonhar com alternativas que seriam inclusive melhores para nós. O afeto do guerreiro transcende tanto a ordem social que o guerreiro pode mover-se a outra posição do ponto de aglutinação, inclusive um universo desconhecido, e estar todavia cheio de afeto. Assim não tenham medo de fazer em pedaços esse segundo pilar da realidade diária, pois se o fazem não vão deixar afeto ou sentimento algum .

3 - O terceiro pilar da realidade diária é muito sutil; é a importância pessoal. Nós brincamos a respeito de colar um adesivo(?): "a importância pessoal mata", por que o falso sentido de importância pessoal nos mina, é uma grande causa de suicídio, sem mencionar que nos tira o prazer de viver. Qualquer um manifesta a importância pessoal de uma maneira ou de outra, seja querendo ser o melhor em algo ou querendo se fazer de mártir ou sendo o pior - a síndrome do "usa meus ossos como degraus para tua própria glória". Não substituam a falsa humildade ou a falsa modéstia pelo orgulho de sua importância pessoal.


Uma coisa importante para dar-se conta é que vocês não são mais nem menos importantes que qualquer coisa viva. Para dizer de outra forma, somos como formigas em um formigueiro, levando sua carga especialmente grande e pensando que é a mais importante, a melhor, quando em um momento alguém pode pisar nessas formiga e suas companheiras e todas elas serão iguais em sua morte. Algo vai pisar em todos nós algum dia da mesma maneira. Todos somos iguais e a importância pessoal não é nada, exceto um prêmio da ordem social da realidade diária, como droga destilada dentro de seus cérebros para mantê-los escravos da ordem social. É melhor mudar, tomem sua energia agora mesmo e rumem em direção a Liberdade.

O "seletor" (o espírito) é um simples modelo mecânico de uma agulha apontando em uma certa direção e nós alinhamos nossa configuração energética em uma nova posição do ponto de aglutinação. O seletor faz tudo por vocês se tiverem energia suficiente, traz certas coisas do universo para vocês. Uma vez que tenham restaurado sua energia mediante a recapitulação não há necessidade de cânticos ou rituais especiais para mover o ponto de aglutinação. Para onde, como ou porque o seletor move o ponto de aglutinação nós não sabemos; tudo o que podemos fazer é acompanhar o movimento e atuar impecavelmente sob a pressão do "seletor".

A espreita: Eu e os espreitadores em geral usamos a conduta para mover o ponto de aglutinação, para criar um máximo de dissonância cognitiva. Não se pode eleger para onde mover o ponto quando se está vivendo como espreitador, porque se elegem não vão ter suficiente dissonância cognitiva entre a velha e a nova posição. Este é o motivo pelo qual os guerreiros estão sob tremendas pressões, porque o "seletor"- ou o Espírito - elege difíceis novas posições, que são tão atemorizantes ou diferentes que as vezes o ponto de aglutinação de um guerreiro, quando está sujeito a pressão para mover-se, começa a vibrar no lugar devido; isto se pode ver energeticamente. Se o guerreiro cai em lapsos de diálogo interno sobre o que deve fazer então o ponto de aglutinação acaba voltando a posição usual.

Toma uma tremenda pressão mover o ponto de aglutinação e o que necessitamos é manter a pressão alta; porém deverá ser uma pressão harmoniosa ou poderemos ficar loucos. Uma vez que tenham energia suficiente e intento inflexível o ponto se deslocará muito facilmente e sem problemas, e depois que tenham feito a recapitulação, o ponto de aglutinação se moverá sem que nos demos conta disso.

Eu tive certas tarefas eleitas para mim pelo seletor. Tive que viver completamente como diferentes pessoas. Isto não era apenas atuar durante o dia ou sendo consciente de que estava atuando. Era uma completa imersão em um novo ser, as 24 horas do dia. Torna-se uma nova pessoa.

Deixe-me ser Sheila Waters para vocês (ela pôs uma peruca e lentes). Tenho que usar lentes quando sou Sheila Waters.

Sheila Waters foi apontada para mim pelo seletor (o Espírito ou como queiram chamá-lo). Tive que chegar a ser uma mulher de negócios, obter um MBA, licença legal do Estado, investimentos, manter relações de negócios com empresários, contadores e todo tipo de gente do mundo dos negócios. Tive que fazer muitas coisas, fiz e perdi fortunas. Porque quando estamos nessa posição existe uma natural tendência a buscar o êxito, não fracassar, tão natural é a tendência a fazer montanhas de dinheiro, e não penas manter ou perder dinheiro. Se alguém não atua impecavelmente é fácil perder dinheiro por não escutar a própria voz interna. Decidi que tinha que possuir uma madeireira muito grande no norte e foi realmente uma grande empresa, perfeita em todos os aspectos, exceto por estar perto de MT. St. Helena e quando o vulcão entrou em erupção tudo perdeu-se.

Outras pessoas (tirou a lente e a peruca): no México estive sob a supervisão de Emilito. Ele foi mais um espectador ou um guardião que um mestre. Não interferia para nada nos cenários que o seletor elegia para mim.

Foi Ricky, a primeira posição eleita para mim, um gringo americano machão, fazendo-se passar por um mexicano. Vesti roupas de homem, passei por homem e tive romances com uma dama e até cheguei a usar banheiros masculinos. Não me peçam para que lhes conte o que tive que fazer para usar banheiros masculinos. Vou relatar em meu próximo livro: "A Espreita e o duplo".

A segunda posição eleita por mim foi uma mulher ingênua do Texas, sobrinha de umas mulheres mexicanas, que em realidade eram supostamente feiticeiras do grupo de Don Juan. Tinha o cabelo rubro e me encontrava nas esquinas esperando atrair aos homens à essa condição virginal , pois eu atuava como uma virgem e meu cabelo chamava muito a atenção.

É essencial ser absolutamente fluido. Esse é o ponto de todos os exercícios de não-fazer, assim podemos ser absolutamente fluidos e quando o seletor mover seus pontos de aglutinação terão a disciplina necessária para poder fixa-lo na nova posição.

Não podem agir como cínicos manipuladores da conduta. Tem que ser real para vocês, absolutamente real.

Depois fui uma mendiga louca, sentada nas escadarias das igrejas, atacadas por pulgas e mosquitos o dia inteiro. E mesmo sendo alérgica a picaduras em meu papel de mendiga louca não me cuidava e ninguém me incomodava. Eu era uma mendiga louca e desleixada. Ficava ali todo o tempo, vendo o mundo passar e ninguém me notava.


Para concluir, nada é real, apenas uma manipulação da conduta, apenas um resultado da fixação acidental do ponto de aglutinação no nascimento. Isto é o que os espreitadores aprendem ao serem tantas pessoas diferentes. Cada posição é igualmente real e, portanto, igualmente fantasma Nós apreciamos nossas posições presentes, porém mesmo as mais reais são apenas fantasmas quando se movem o ponto de aglutinação.

Toma anos de recapitulação solapar o sentido da realidade. Ao mesmo tempo tive que substituir a realidade com o caminho do guerreiro para evitar a armadilha do cinismo. Mudar nossa forma de responder, reagir ao mundo dentro da arte da loucura controlada, a delícia do guerreiro.

Se temos energia, todas as coisas que o Espírito põe ao seu redor tornam-se eventos de beleza e força. No mais alto sentido suas vidas tornam-se prenhes da arte de viver.

Recordem que vocês já estão mortos, são fantasmas como qualquer outra coisa . Percam o sentido da importância pessoal.

Saibam, mas além da sombra da dúvida, que nada é real .

- - - - - - - - - o - - - - - - - - - -

Perguntas e respostas (as perguntas eram inaudíveis no jardim) :

Depois da recapitulação e do não-fazer, então, poderão Ver.

Mover-se dentro de outra banda (alinhamento) do ovo luminoso é como morrer, porque o brilho da consciência do mundo diário terá ido embora. A consciência estará todavia com vocês, porém estarão percebendo uma realidade diferente. Para a realidade ordinária vocês já encontrar-se-ão mortos.

Existem semelhanças entre as teorias de acunpuntura chinesa e as descrições dos bruxos quanto ao corpo energético. Se desenham os principais meridianos, eles formam um ovo igual ao que os bruxos descrevem. Também a teoria chinesa diz que nascemos com uma quantidade limitada de energia intrínseca, a mesma visão dos bruxos.

Também algumas pessoas nascem energeticamente mais poderosas que outras. Por exemplo, se os pais são fortes energeticamente e o bebê é criado com leite materno. Porém não se preocupem se não nasceram com uma especial abundância de energia, se formos cuidadosos com nossa energia teremos tudo o que é preciso. Também podem receber sacudidas extras quando movem o ponto de aglutinação. Precisamos apenas ser disciplinados na guarda de nossa energia.

Nietzsche dizia que qualquer coisa que não nos mata me fortalece. Esta é a forma que os bruxos pensam. Por outro lado cuidem-se dos filósofos, pois são famosos loucos auto-indulgentes.

Sobre a recapitulação não há um método, Existe um método, porém não é importante se movem a cabeça num sentido ou no outro ou se estabelecem um tempo regular ou um montão de tempo . O importante é o intento inflexível para recapitular , depois o Espírito os guiará dentro da forma correta tanto com relação a forma correra quanto ao tempo ou a quantidade de práticas . Com o intento o tempo se estabelece por si mesmo . Quando tenham o intento correto vão ter 27 gerações de bruxos por trás de vocês.

1 - Intentem.

2 - Façam com integridade. Não se vangloriem ou comparem-se com outros . A competição é a pior coisa do mundo. É o suporte primário para terceiro pilar da realidade diária, o sentido de auto-importância pessoal.

3 - Disciplina, ordem, harmonia. Não deixem tudo à sorte, ao menos intentem. A maioria das pessoas faz uma lista e seguem atrás.

Respirem. A direção não é importante, o importante é usar a recapitulação para trazer a energia.

Uma carta enviada a Carlos Castaneda dizia : " Recapitulei durante a noite, posso unir-me a seu grupo agora?

A recapitulação toma toda uma vida. Não se faz em uma noite.

http://pistasdocaminho.blogspot.com/2009/01/premissas-do-caminho-do-guerreiro.html

Nenhum comentário: