imagem: Jia Lu, Illuminated

"EM CADA CORAÇÃO HÁ UMA JANELA PARA OUTROS CORAÇÕES.ELES NÃO ESTÃO SEPARADOS,COMO DOIS CORPOS;MAS,ASSIM COMO DUAS LÂMPADAS QUE NÃO ESTÃO JUNTAS,SUA LUZ SE UNE NUM SÓ FEIXE."

(Jalaluddin Rumi)

A MULHER DESPERTADA PARA SUA DEUSA INTERIOR,CAMINHA SERENAMENTE ENTRE A DOR E AS VERDADES DA ALMA,CONSCIENTE DA META ESTABELECIDA E DA PLENITUDE A SER ALCANÇADA.

BLOG COM MEUS POEMAS:

http://desombrasedeluzanna-paim.blogspot.com/



terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A BBC E A IMPARCIALIDADE



A decisão tomada pela direção da BBC de não divulgar um pedido de ajuda humanitária que beneficiaria a população civil da Faixa de Gaza atingida pelos bombardeios israelenses tem causado polêmica aqui na Grã-Bretanha.

Segundo o diretor-geral da BBC, Mark Thompson, a divulgação de um pedido de ajuda nestas circunstâncias poderia ser percebida pela audiência da BBC como se a emissora "estivesse tomando partido de um dos lados, num complexo conflito como este entre palestinos e israelenses".

Para Thompson, a BBC tem obrigação de preservar sua imparcialidade jornalística que é um dos pilares dos seus princípios editoriais. Para ele, a percepção da audiência em relação à isenção da BBC poderia ser alterada com a divulgação do pedido.

A campanha de ajuda foi montada pela Comissão Emergencial de Disastres (DEC, na sigla em inglês), da qual fazem parte 13 agências de ajuda humanitária, entre elas, a Cruz Vermelha Britânica, a Christian Aid, a Save the Children e a Oxfam.

A decisão da BBC foi criticada diretamente pelo Arcebispo da Cantuária, a maior autoridade religiosa do país, além de 50 deputados e milhares de ouvintes, leitores e telespectadores da BBC.

Mais de 11 mil e-mails criticando a decisão foram enviados à BBC. Muitos alegam que ao agir desta forma a BBC não demonstra isenção em relação ao conflito, pelo contrário, passa a impressão de que estaria cedendo a pressões de grupos a favor de Israel.

Mas Mark Thompson nega que tenha recebido qualquer tipo de pressão e insiste que a postura da BBC seria a mesma caso o pedido de ajuda humanitária estivesse sendo dirigido a vítimas israelenses atingidas pelos foguetes disparados pelo grupo palestino Hamas. Segundo ele, o único fator que orientou a decisão da BBC foi a manutenção da isenção e imparcialidade jornalística da emissora.

E você, o que acha? Ao divulgar uma campanha deste tipo uma empresa jornalística compromete a isenção? Você acredita que o ouvinte ou o telespectador pode passar a achar que a empresa tomou o lado de alguém ao divulgar um pedido de ajuda humanitária?

http://newsforums.bbc.co.uk/ws/pt/thread.jspa?forumID=8020

Nenhum comentário: