imagem: Jia Lu, Illuminated

"EM CADA CORAÇÃO HÁ UMA JANELA PARA OUTROS CORAÇÕES.ELES NÃO ESTÃO SEPARADOS,COMO DOIS CORPOS;MAS,ASSIM COMO DUAS LÂMPADAS QUE NÃO ESTÃO JUNTAS,SUA LUZ SE UNE NUM SÓ FEIXE."

(Jalaluddin Rumi)

A MULHER DESPERTADA PARA SUA DEUSA INTERIOR,CAMINHA SERENAMENTE ENTRE A DOR E AS VERDADES DA ALMA,CONSCIENTE DA META ESTABELECIDA E DA PLENITUDE A SER ALCANÇADA.

BLOG COM MEUS POEMAS:

http://desombrasedeluzanna-paim.blogspot.com/



sábado, 24 de janeiro de 2009

DANÇA DO VENTRE



A dança do ventre é proveniente de um ritual sagrado anterior à mais antiga das civilizações, a dos sumérios. Era dançada em honra à Deusa, a Grande Mãe. Era uma dança de fertilidade (em todos os sentidos) e de agradecimento. Essa antiga dança foi se perpetuando e fazendo parte da vida das sumérias, acádias, babilônias, egípcias e asiáticas, sempre como uma expressão sagrada da identificação da mulher com a Deusa. Desta forma as moças conquistavam forças para sobreviver as rudes condições da época, além de ficarem mais próximas das origens do Universo.

No Egito a dança sagrada foi também praticada pelas sacerdotisas da Deusa Ísis, reverenciando o feminino. Desta dança se originou uma dança que podia ser realizada fora dos templos. Ela conservava a forma e os movimentos da dança sagrada e era realizada nos salões e nas ruas. Foi esse tipo de dança mais popular que se espalhou com o nome de dança do ventre egípcia. Foi uma dança também assimilada pelo festivo povo árabe e hoje em dia tem algumas influências ocidentais.

A difusão desta bela dança por todo o mundo não é por acaso. A Dança do Ventre desenvolve a força do feminino – uma força negligenciada e menosprezada atualmente, até mesmo desconhecida por muitas mulheres – uma força altamente poderosa. Esta força desenvolve na mulher auto-estima, autoconfiança, segurança e unidade. A mulher se autodescobre e se valoriza, além disso, ela entra em contato com o seu Feminino Sagrado, que lhe dá o sentido de irmandade, de totalidade. A Dança do Ventre, assim como toda arte, é também uma terapia e proporciona alegria e prazer ao ser praticada.

A medicina chinesa assim como outras linhas de saúde holística conceituadas consideram o ventre como o centro de força e de consciência do indivíduo. É nele que se concentram as energias básicas que trazem autoproteção contra as doenças e a velhice prematura. O rejuvenescimento e a longevidade dependem da circulação apropriada da energia do ventre para o resto do corpo. Esta energia não pode ficar estagnada, nem contida, daí a importância de métodos que a estimulem, que a deixem fluir; a dança do ventre é um deles.

O ventre é o nosso centro de gravidade. Ele é a parte de nosso corpo que recebe a maior força de atração do nosso planeta. Esse fato faz-nos concluir que todo o nosso corpo precisa estar alinhado com nosso centro (o ventre) para que haja uma harmonia e equilíbrio em todas as formas de movimento, a começar pelo "simples caminhar".

O ventre da mulher tem importância especial porque nele se encontram o útero e os ovários, nele é gerada uma vida, é através dele que se processa a menstruação e é ele que "guarda" o sangue da mulher sábia, aquela que já parou de menstruar.

Por Anna Leão
Escritora, dançarina e professora de dança e técnicas corporais.

http://www.templodeavalon.com/modules/articles/article.php?id=17

Nenhum comentário: