imagem: Jia Lu, Illuminated

"EM CADA CORAÇÃO HÁ UMA JANELA PARA OUTROS CORAÇÕES.ELES NÃO ESTÃO SEPARADOS,COMO DOIS CORPOS;MAS,ASSIM COMO DUAS LÂMPADAS QUE NÃO ESTÃO JUNTAS,SUA LUZ SE UNE NUM SÓ FEIXE."

(Jalaluddin Rumi)

A MULHER DESPERTADA PARA SUA DEUSA INTERIOR,CAMINHA SERENAMENTE ENTRE A DOR E AS VERDADES DA ALMA,CONSCIENTE DA META ESTABELECIDA E DA PLENITUDE A SER ALCANÇADA.

BLOG COM MEUS POEMAS:

http://desombrasedeluzanna-paim.blogspot.com/



sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

FLUIR COM O TAO



...Creio que precisamos olhar o mundo, de fato, sem interpretações excessivas . Vamos pensar juntos. Quem está no poder efetivo dos países: Homens. Exércitos são predominantemente: Masculinos. Empresas, agremiações, meios de comunicação de massa, os 10 mais da FORBES, grandes nomes amados (Gandhi) odiados (Hitler), Deus, o filho dele... The Boss: Homens. Mas esses homens não tiveram mãe? Até Jesus, Budha e Maomé tiveram mães. Jesus inclusive, segundo consta, abriu mão da parte masculina do processo, mas mãe, alguém que gerasse seu corpo precisou... Amores. Cada general, a maioria desses grandes líderes teve amores. E estas mulheres, a forma pela qual elas influenciaram a história? Será que de fato não temos mulheres atuando a na história ou a forma de ação é que não é percebida? Ou os homens que criaram o sistema estabelecido determinaram o que é importante e o que não é, lógicamente fazendo importante o que consideravam?
Se nos perdermos deste referencial acabaremos crendo que a volta do feminino é apenas a tomada do poder pela mulher, dentro das estruturas que ai estão.

... Marion Zimmer Bradley,como escritora,nos trouxe um formidável resgate do feminino e do pagão. Uma visão da alma pagã feminina, com enfoques da intimidade do mito Arturiano que só uma mulher, só a energia feminina conseguiria perceber e narrar. Assim, lendo Brumas de Avalon, vi que de fato, a ilha do Dragão e a Ilha das Maçãs tem mistérios que partilham, comuns às duas, mas há também vivências, que embora possam ser partilhadas pela magia da comunicação, só são vivenciáveis pelos habitantes de cada uma delas. A idéia que tem sido muito veiculada ultimamente de que a Era que se aproxima é Matriarcal leva a questionamentos. Primeiro, se a era que entra é Matriarcal, essa que estamos é patriarcal?

Pseudopatriarcal eu colocaria, um arremedo, uma deturpação dos valores patriarcais para gerar essa sociedade escravocrata, aristocrática, depredadora, belicosa que está condenando todos nós, a um futuro de crise, quando temos recursos para viver em harmonia e plenitude. Dizer que belicosidade, violência, agressividade são valores masculinos deturpados é apontar para um fato. Ditadores, generáis, exércitos mercenários, donos de empresas depredadoras da natureza. A predominância de homens nesses meios demonstra algo. São valores yang deturpados.

Mas e a preguiça, a passividade frente a necessidade de mudança, conformismo, ceder excessivo, permitir que invadam nosso espaço próprio? Não são valores femininos deturpados? Gerar sonhos que não são nossos não é o um valor feminino deturpado, como a mulher que servilmente gera o varão de seu senhor, mesmo não desejando a maternidade, mas outras gestações na vida?

O mundo desequilibrado que estamos vivendo é composto por sua parcela de valores Yang, masculinos deturpados, mas também é composto por sua parcela de valores femininos, Yin, deturpados. Óbvio que se uma das características Yang é brilhar, acaba dando a impressão que os valores Yang predominam, que esta é uma era de valores masculinos deturpados. Óbvio que não existe Yang sem Yin. Mas o Yin por natureza é obscuro, dissimulado, sombrio. Assim os valores femininos, Yin, deturpados que colaboram para o desequilíbrio estabelecido, por vezes nem são citados nas avaliações mais superficiais.
Portanto não há falta de Yin ou de Yang no mundo, há ênfase em valores Yin e Yang que geram um estado de desequilíbrio que está destruindo a vida, levando ao caos ecológico e social, e dentro deste quadro de coisas houve uma opressão muito maior sobre a mulher do que sobre o homem, impedindo de fato a livre expressão da mesma.
O detalhe é que o homem também foi oprimido e explorado, afastado de seu eixo e feito objeto. O simulacro de poder que representamos apenas demonstra nossa maior opressão, se assim o permitirmos, nesta sociedade direcionada para a produção e o consumo de supérfluos.

...Alguns homens, a experiência mostra que não são todos, conseguem pensar e sentir o mundo como as mulheres, dentro de uma perspectiva quase feminina. Daí que podem partilhar da alma feminina com mais carinho e cuidados por compreende-la em sua complexidade.
Essa compreensão empática gera a rica possibilidade e troca.
Mulheres também fazem o mesmo em se tratando do mundo masculino. Essa sintonia é uma habilidade de expandir além dos limites biológicos e compreender sentimentos e formas de pensar geradas por um ser que tem um organismo portanto uma abordagem primária diferente da realidade.
Mulher menstrua, passa por transformações intensas na mudança para a puberdade. As transformações masculinas mais sutis são extremamente prazeirosas...

Nada tão marcante como “começar a sangrar todo mês".
Algo que, para nós pagãos, é fantástico, mas na educação deteriorada da realidade cotidiana não é visto com tanta tranqüilidade.
Pensem como assusta muitas meninas, mas de qualquer forma marca claramente a mudança. Dai que o masculino muitas vezes tem mais dificuldade de amadurecer que o feminino.
O problema é que temos poucos exemplos de sociedades matriarcais. Creio efetivamente que a sociedade tal qual está aí é machista, não patriarcal, e é imatura.

... Num mundo de covardia, deslealdade, mercenários a soldo de poderosos usando da violência para se impor, onde a vileza predomina, estes valores predominando e alguém alega que isto é masculino?
Eu e todos os homens que se religaram as 4 faces do Deus negamos isso.
Estes valores são aberrações, deturpações do comportamento que geram o mundo caótico que estamos vivendo. Assim não é apenas o feminino que está perdido e precisa voltar.
É o masculino também, os valores verdadeiros da masculinidade, tão importantes quanto os valores verdadeiros da feminilidade. Tais valores só retornarão se nos pusermos a mergulhar em nosso próprio interior e descobrirmos o que somos, que singularidade da existência viemos expressar.
A realidade de nossa existência é diretamente proporcional a nossa singularidade. Assim podemos nos saber existentes de fato.
Homens e mulheres são formas que usamos neste nosso estágio da viagem mágica da existência. Em cada condição temos uma perspectiva muito própria que tal estado singular nos dá.
Compreender plenamente a si mesmo antes de mais nada é um primeiro passo para que a compreensão dos outros seja possível. Assim, quando se usa o feminino como forma de apontar para valores que precisam voltar, como eco-visão, intuição, a sensibilidade, lembraria que essa mudança só será possível com coragem, ousadia, destemor, ação incisiva, valores Yang que são ponte aos valores Yin almejados.
Portanto só com a ação efetiva de homens e mulheres plenos em si poderemos de fato entrar nesta nova era que efetivamente está chegando, dentro de paradigmas mais equilibrados que os atuais.
Vamos feminilizar o mundo?
Sim, vamos feminilizar e masculinizar o mundo, na plenitude de nossos atos

Deixar que o Yang e o Yin fluam com o Tao.

Plenitude.

Bem vinda (o) a Ser Lilith, Ser Eva, ser Mulher: Ser Total....

http://www.imagick.org.br/pagmag/guerreir/matriarcado.html

Nenhum comentário: