imagem: Jia Lu, Illuminated

"EM CADA CORAÇÃO HÁ UMA JANELA PARA OUTROS CORAÇÕES.ELES NÃO ESTÃO SEPARADOS,COMO DOIS CORPOS;MAS,ASSIM COMO DUAS LÂMPADAS QUE NÃO ESTÃO JUNTAS,SUA LUZ SE UNE NUM SÓ FEIXE."

(Jalaluddin Rumi)

A MULHER DESPERTADA PARA SUA DEUSA INTERIOR,CAMINHA SERENAMENTE ENTRE A DOR E AS VERDADES DA ALMA,CONSCIENTE DA META ESTABELECIDA E DA PLENITUDE A SER ALCANÇADA.

BLOG COM MEUS POEMAS:

http://desombrasedeluzanna-paim.blogspot.com/



sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

MINHA MUSA LOREENA MCKENNITT




Loreena McKennitt, uma mulher admirável em todos os sentidos. Admirável por sua música celestial, cujos mínimos detalhes revestem-se de uma riqueza quase erudita e de uma beleza incomparável, que nos leva a resgatar, de dentro de nós, ecos de uma época perdida no tempo e espaço. Admirável por sua perseverança, que trouxe ao mundo todas as nuances de uma era mágica, desafiando as tendências da música contemporânea com muita originalidade e personalidade. Admirável por ser pouco conhecida, e, ainda assim, ter um público tão fiel que este se mostra capaz de afirmar com convicção que nunca deixará de amar o seu belo trabalho.

http://minerva.ufpel.edu.br/~bira/loreena/lm_main.html

*******************

Loreena Isabel Irene McKennitt é uma cantora canadense nascida em 17 de fevereiro de 1957. Compositora, pianista e harpista, além de muitos outros dotes artísticos, Loorena é conhecida pelo seu estilo de música em estilo New Age, Celta Eclético, com tendências do Médio Oriente.

Filha de Jack e Irene Mckennitt, Loreena nasceu em Morden, Manitoba de ascendência irlandesa e escocesa. Loreena, assim como muitas crianças, demonstrou na infância um grande interesse por música. Foi então que Loreena iniciou-se na formação musical e estudou piano clássico por 10 anos e canto durante 5.

Nos anos 70, Loreena já se apresentava em clubes de música e em espetáculos musicais.

Em 1981, Loreena mudou-se para Stratford, Ontario, onde trabalhou como compositora, atriz e cantora no Festival Shakespeareano do Canadá e é onde ela reside atualmente. Seu primeiro álbum Elemental, foi lançado em 1985, e atraiu a atenção mundial por ser um auto-trabalho. Seguiram-se To Drive the Cold Winter Away em 1987, Parallel Dreams em 1989, The Visit em 1991, The Mask and Mirror em 1994, The Winter Garden em 1995 e The Book of Secrets em 1997.

Loreena juntou à cultura celta elementos da música oriental, introduzindo um toque erudito e utilizando instrumentos folclóricos, aliados aos sons eletrônicos obtidos através de sintetizadores. Somado a isto, vocais diáfanos que remetem a eras indefinidas. O resultado desta mistura é o sucesso da canadense.

Sua música "The Mummers Dance", foi um sucesso generalizado, que recebeu consideráveis prêmios e se destacou nas rádios estado-unidenses. Seu primeiro álbum completo An Ancient Muse, trabalhado em estúdio por nove anos, foi lançado em novembro de 2006.

Todos os seus trabalhos sempre foram idealizados por custeio próprio e sob a marca da produtora Quinland Road, produtora administrada pela própria Loreena.

A Quinland Road não é tão famosa como produtora musical, já que tem apenas como instrumentista e artista a própria Loreena. Mesmo tendo criado este selo para distribuir seus cds e expandir suas fronteiras, Loreena se associou a Warner que divulgou seu quarto álbum, The Visit, em 31 países. O sucesso foi tanto que Loreena recebeu disco de platina dupla no Canadá, vendeu mais de 300 mil cópias em outros países, sendo que 200 mil foram só nos Estados Unidos. Em países como Austrália, Nova Zelândia, Itália e Espanha, Loreena ganhou disco de ouro. Mostrando assim que a gravadora de uma única artista é um sucesso que já vendeu mais de 4 milhões de álbuns em mais de 40 países.

Em 1993, sua música tornou-se mais conhecida, época esta em que Loreena excursionou pela Europa, acompanhando Mike Oldfield. Em 1995 sua versão da música Bonny Portmore foi tema de destaque do filme Highlander 3, provocando assim um grande aumento nas vendas ocasionado pelos fãs do filme.

Sua música também foi destaque nos filmes Soldier e Jadie, mas foi no filme The Mists of Avalon, que Loreena alcançou maior notoriedade quando algumas de suas músicas foram selecionadas como parte da trilha sonora da obra, na qual o tema principal era The Mystic's Dream, música da própria Loreena. Vale ressaltar que o filme recebeu uma indicação ao Oscar de melhor trilha sonora. A série televisiva Roar também teve como trilha as músicas de Loreena.

Em 1998, três pessoas próximas a Loreena, entre elas seu noivo, morrem em um acidente de barco na "Georgian Bay", afetando profundamente Loreena, o que a fez fundar a "The Cook-Rees Memorial Fund For Water Search And Safety", e no mesmo ano lançou um álbum ao vivo de duas de sua apresentações , uma Ao Vivo em Paris e a outra Ao Vivo em Toronto. E reverteu todos os lucros para a fundação. Após esse álbum, Loreena não quis publicar nenhum outro álbum até recentemente em 2006, quando lançou An Ancient Muse

Em julho de 2004 o Governador Geral Adrienne Clarkson condecorou Loreena com a Ordem do Canadá, a mais prestigiada ordem para civis.

Antes de iniciar um álbum, Loreena costuma estudar bem de perto os locais que vai retratar em suas músicas, antes de criar os discos Elemental e Parallel Dreams, ela viajou para a Irlanda, para ter inspiração do país, da história, folclore, geografia e cultura. O álbum The Mask and Mirror, foi concebido após uma viagem para a Espanha, onde trabalharam na Galiza e estudaram a cultura celta da Espanha, juntamente com as suas abundantes raízes árabes. O resultado foi um álbum incluindo elementos da música celta e árabe. De acordo com as notas de seu último álbum, An Ancient Muse, este foi inspirado principalmente por viajar e ler sobre as diversas culturas ao longo da Silk Road.
Loreena McKennitt é muitas vezes comparada com Enya, mas Loreena tem uma música mais fundamentada na tradicional e clássica invocações, com obras literárias como fontes de letras e springboards de interpretação, como "The Lady de Shalott" por Lord Tennyson, "Prospero's Speech" (o solilóquio final do personagem Prospero, da comédia "A Tempestade" de Shakespeare), "Snow", por Archibald Lampman, William Blake, "Lullaby", Yeats, "The Stolen Child", e "The Highwayman", de Alfred Noyes.
Em Setembro de 2006, McKennitt realizou ao vivo em Alhambra um show. O desempenho foi gravado pela PBS e, em Agosto de 2007, foram lançados três discos DVD / CD intitulados "Nights from the Alhambra".
Durante seus estudos musicais, Loreena teve também interesse em ser veterinária. Apesar de serem ocupações distintas, a influência pela veterinária foi devido ao fato de seu pai ser um comerciante de gado em Morden, Manitoba. Mas o amor pela música foi mais forte, fazendo assim com que Loreena abdicasse da veterinária.

Discografia

Álbuns
Elemental (1985)
To Drive the Cold Winter Away (1987)
Parallel Dreams (1989)
The Visit (1991)
The Mask and Mirror (1994)
A Winter Garden (1995)
Live in San Francisco at the Palace of Fine Arts (1995)
The Book of Secrets (1997)
Live in Paris and Toronto (1998)
An Ancient Muse (2006)
Nights from the Alhambra (2007)
"A Midwinter Night`s Dream" (2008)

Pequenas gravações
A Winter Garden: Five Songs for the Season (1995)
Live in San Francisco (1995)
Words and Music (1997)

Singles
"The Lady of Shalott" (1991)
"All Souls Night" (1991)
"The Bonny Swans" (1995)
"The Mummers' Dance (Single)" (1997)
"The Mummers' Dance (Álbum)" (1997)
"Marco Polo" (1998)
"Caravanserai" (2006)
"Penelope`s Song (2006)
"The Seven Rejoices`s of Mary" (2008)

Fonte:Wikipedia

14 milhões de álbuns vendidos no mundo inteiro, até o momento, a partir de um catálogo de oito álbuns produzidos em estúdio e um CD duplo gravado ao vivo.
Os prêmios de venda canadenses incluem um certificado platina quíntuplo pela venda de mais de 500.000 discos (The Visit), dois certificados platina quádruplos pela venda de mais de 400.000 discos (The Mask And Mirror, The Book Of Secrets), e quatro certificados ouro pela venda de mais de 50.000 discos (Elemental, To Drive The Cold Winter Away, Parallel Dreams, A Winter Garden: Five Songs For The Season).
Os prêmios de venda nos EUA incluem um certificado platina duplo pela venda de mais de dois milhões de discos por The Book Of Secrets, um sucesso impelido pelo êxito do single "The Mummers' Dance" na parada radiofônica Top 20 Billboard e que, em seguida, alcançou equivalente sucesso nas paradas internacionais. Entre os prêmios de venda nos EUA estão também dois certificados platina pela venda de mais de um milhão de discos (The Mask And Mirror, The Visit).
Prêmios de venda nas categorias ouro, platina e multi-platina na Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Chile, Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Itália, Nova Zelândia, Espanha e Turquia.

Composições e Trilhas Sonoras em Filmes e Teatros

Música original para O Mercador de Veneza, O Festival de Shakespeare em Stratford, 2001.
Música original para o documentário da série Studio D do National Film Board do Canadá Women And Spirituality, 1985 – 1989.
As contribuições para as trilhas sonoras de filmes incluem as produções de Hollywood Highlander III e The Santa Clause, o filme de Jean-Claude Lauzon Léolo e a co-produção canadense/venezuelana Una Casa Con Vista Al Mar.
O uso em trilhas sonoras para televisão inclui a minissérie épica da TNT The Mists Of Avalon (2001), Due South, Northern Exposure.

Prêmios e Destaques

Prêmio Juno, Best Roots/Traditional Album 1992, por The Visit.
Prêmio Juno, Best Roots/Traditional Album 1994, por The Mask And Mirror.
Prêmio Billboard International Achievement, 1997.
Artista principal da apresentação para Sua Majestade a Rainha Elizabeth II e o Príncipe Philip, Comemoração do Jubileu de Ouro, Província de Manitoba, 2002.
Doutora em Letras, título honorário da Universidade Wilfrid Laurier, 2002.
Ordem de Manitoba, Julho de 2003.
Membra da Ordem do Canadá, Julho de 2004.
Doutora em Direito, título honorário da Universidade de Manitoba, Junho de 2005.
Embaixadora canadense, Bicentenário de Hans Christian Andersen, Junho de 2005.
Doutora em Direito, título honorário da Universidade Queens, Outubro de 2005

Atuação beneficente/comunitária

Fundou a The Cook-Rees Memorial Fund for Water Search and Safety em 1998 e dirigiu uma iniciativa de levantamento de fundos que arrecadou até o momento quase $4.000.000 dólares canadenses para as iniciativas do Fundo nas áreas de treinamento, pesquisa e suporte para as unidades de busca e salvamento em todo o país. Boa parte do dinheiro arrecadado para o CRMF veio da venda do disco de Loreena McKennitt Live In Paris And Toronto.
Doou dinheiro gerado pelas vendas de Live In Paris And Toronto na Turquia e na Grécia ao fundo Crescente Vermelho Turquia (fundo de assistência em caso de terremoto) e à Cruz Vermelha Helênica (fundo de assistência e preparação em caso de terremoto), respectivamente.
Comprou a Escola Falstaff de Stratford em 2000 e em 2002 fundou o Centro Familiar Falstaff, que abriga e proporciona facilidades a vários grupos voluntários e comunitários sem fins lucrativos.
Fundou a The Three Oaks Foundation, uma instituição beneficente que proporciona fundos para grupos com finalidades culturais, ambientais, históricas e sociais.

http://www.quinlanroad.com/aboutus/lmbio.asp

Nenhum comentário: