imagem: Jia Lu, Illuminated

"EM CADA CORAÇÃO HÁ UMA JANELA PARA OUTROS CORAÇÕES.ELES NÃO ESTÃO SEPARADOS,COMO DOIS CORPOS;MAS,ASSIM COMO DUAS LÂMPADAS QUE NÃO ESTÃO JUNTAS,SUA LUZ SE UNE NUM SÓ FEIXE."

(Jalaluddin Rumi)

A MULHER DESPERTADA PARA SUA DEUSA INTERIOR,CAMINHA SERENAMENTE ENTRE A DOR E AS VERDADES DA ALMA,CONSCIENTE DA META ESTABELECIDA E DA PLENITUDE A SER ALCANÇADA.

BLOG COM MEUS POEMAS:

http://desombrasedeluzanna-paim.blogspot.com/



sábado, 27 de dezembro de 2008

A ARTE MUSICAL DE WAGNER



“Conforme olhamos o universo material ao redor, vemos miríades de formas apresentando certa cor, e muitas emitem definido som. Na realidade todas o fazem, porque existe um tom, mesmo no que chamam de natureza inanimada. O farfalhar da folhagem das árvores ao vento, o murmúrio do regato, o canto do oceano, todos contribuem com um acorde definido na harmonia da Natureza.Destes três atributos da Natureza: Forma, Cor e Som, a forma é a mais estável e tende a permanecer em status quo durante tempo considerável, mudando muito lentamente. A cor, por outro lado, muda com mais rapidez, esmaece, desaparece; e algumas cores mudam de matiz segundo o ângulo da luz. Mas, o som é o mais fugaz dos três: vem e vai, sem que nada possa agarrá-lo ou retê-lo.

Temos também três Artes, a escultura, a pintura e a música, que buscam expressar o Bom, a Verdade e a Beleza, os três atributos do Mundo Anímico [ou psíquico]. O escultor, que lida com a forma, tenta aprisionar a beleza numa estátua de mármore, que desafiará por milênios à inclemência do tempo. Mas, a estátua de mármore é fria e só “fala” aos mais evoluídos, que nela infundem vida própria.

A arte da pintura baseia-se principalmente sobre a cor, sem dar forma tangível às suas criações. Na pintura, toda forma é uma ilusão do ponto de vista material, no entanto, tornam-se mais reais do que a estátua tangível, porque são vivas. Há uma beleza vivente no quadro de um grande artista – uma beleza que muitos podem perceber e apreciar. No caso da pintura, porém, vemos o quadro ser afetado pela mutabilidade da cor: o tempo esmaece seu frescor e uma tela jamais dura tanto quanto uma estátua.

Desse modo, nas artes que se baseiam na forma e na cor, existe uma criação única, permanente, tendo essa característica em comum. Mas, diferem radicalmente da arte musical, por ser a música de tal modo evanescente, fugaz, que se faz necessário recriá-la cada vez que desejamos apreciá-la.

A música tem o poder de falar a todos os seres humanos, sem exceção, situando-se dessa maneira mais além das outras artes. A música pode acrescentar algo a nossa maior alegria e apagar as tristezas mais profundas; acalmar as paixões do homem selvagem e estimular até a temeridade ao maior covarde. Ela é a influência mais poderosa, entre aquelas que o homem conhece, para dominar as massas, muito embora alguns a considerem supérflua, quando vista somente do ponto de vista material, como o demonstraram Darwin e Spencer.

Unicamente quando se vai mais além do cenário visível e percebemos que o homem é um ser composto de espírito, alma e corpo, pode-se compreender por que essas três artes e seus produtos nos afetam de modo tão diferente e distinto. Enquanto o homem vive uma vida exterior no mundo da forma, onde opera dentro de uma forma vivente entre outras formas, vive também uma vida interior, que é para ele de maior importância: uma vida cujos sentimentos, pensamentos e emoções criam ante sua “visão interior” imagens e cenas em constante mutação.

E quanto mais completa for sua vida interna, tanto menos necessitará buscar companhia e diversão fora de si mesmo, porque ele é a sua melhor companhia, independentemente de toda diversão externa, da qual tão sedentos estão aqueles cuja vida interior é escassa. Estes são os que conhecem a muitíssimas pessoas, mas, como ainda são estranhos para si mesmos, temem sua própria companhia.

Se analisarmos esta vida interior, verificaremos que é dupla: 1º). A vida anímica, baseada sobre os sentimentos e emoções. 2º). A atividade do Ego* (¹), que dirige todas as ações por meio do pensamento.

E assim como o mundo da matéria é a base onde o corpo denso extrai os materiais de que necessita e é eminentemente o mundo da forma, existe também o mundo da alma, ou mundo do desejo entre os rosacruzes, que é à base das roupagens sutis do que chamamos alma; e este é particularmente o mundo da cor. Mas, o mundo mental, o mundo ainda mais sutil, é a morada do espírito humano, o Ego* [¹], e também o reino do som”.

**Nota [®] [¹]: Ego, aqui se refere a ‘espírito humano’, e não ao ser eu egocêntrico. A Rosacruz Clássica vê no homem um microcosmo de totalidade tríplice: corpo, alma e Espírito. Jung parece falar dessa totalidade, que transcende o ego, quando explica o self (o ‘si-mesmo’): “O self não é somente o centro, mas também a circunferência total, que abarca tanto o consciente quanto o inconsciente; o self é o centro desta totalidade, assim como o ego é o centro da consciência”… “O self aparece em sonhos, mitos e contos de fada na figura de ‘personalidade supra-ordenada’, tal como um rei, herói, profeta, salvador, etc., ou sob forma de um símbolo da totalidade, como o círculo, o quadrado, a quadratura circuli, a cruz, etc.”… “Ele poderia, igualmente, ser chamado de o “Deus interior”. (Cf. Léxico Junguiano, p.142 e 143, Cultrix, 1997). [Ver tb. Nota (2), Ego: Parsifal de Wagner e o Castelo do Graal].

“Por conseguinte - prossegue Max Heindel -, dessas três artes a música é aquela que exerce maior poder sobre o homem, porque enquanto nos encontramos na vida terrestre, estamos desterrados de nossa morada celeste, e dela geralmente aqui nos esquecemos em meio aos nossos afazeres materiais. A música então nos traz um aroma fragrante, carregado de inexprimíveis nostalgias. Como eco de nosso lar, ela nos recorda a Terra esquecida, onde tudo é paz e alegria. E ainda que, devido às ocupações materiais, não prestemos atenção a isto, o Ego reconhece cada nota como uma mensagem abençoada de sua Pátria, e com ela se regozija.

Esta dissertação sobre a natureza da música, faz-se necessária para podermos apreciar devidamente essa grandiosa obra mestra de Richard Wagner, Parsifal, em que a música e os personagens estão interligados de tal modo uns aos outros, como não se encontra em nenhuma outra produção musical.

O drama de Wagner fundamenta-se na lenda de Parsifal, um mito cuja origem se perde no mistério que sombreia a infância da raça humana. É errôneo pensar que o mito é uma criação da fantasia humana, sem base alguma de verdade. Ao contrário, o mito às vezes é o estuque que esconde as jóias mais preciosas da Verdade espiritual -, pérolas de beleza tão rara e etérea que não podem permanecer expostas ao intelecto material.

Visando ocultá-las e ao mesmo tempo permitir-lhes operar no desenvolvimento espiritual da humanidade, os Grandes Instrutores, invisíveis, mas poderosos, ofertam-nos essas verdades espirituais envoltas no pitoresco simbolismo dos mitos, para atuarem sobre nossos sentimentos, até que chegue o tempo em que o intelecto nascente [o corpo mental em crescimento], esteja desenvolvido espiritual e suficientemente para que possamos, além de sentir, conhecer.

Trata-se do mesmo procedimento que aplicamos na infância de nossos filhos, quando lhes damos ensinos morais por meio de contos e fábulas, reservando os ensinamentos diretos para mais tarde. Wagner, porém fez algo mais do que simplesmente copiar a lenda. As lendas, como tudo o mais, cristalizam-se pela transmissão e perdem sua beleza. Mas, torna-se evidente que a grandeza [do espírito] de Wagner, que jamais se deixou limitar em sua expressão, seja pela fantasia ou credo. Ele afirmou sempre a prerrogativa da Arte para expressar livremente e sem travas as alegorias.

Em sua obra ‘Religião e Arte’, Wagner declarou: “Pode-se dizer que, quando a religião se artificializa, cabe a arte a missão de salvar o espírito da religião, ao reconhecer o valor figurativo do mito simbólico - que a religião pede que acreditemos num sentido literal -, e a arte busca revelar sua oculta e profunda verdade por meio de uma apresentação ideal”.

“Muito embora o sacerdote peça que toda alegoria religiosa seja aceita como um fato, o artista, de modo absoluto, a isto não se deixa sujeitar, e é por isso que, livre e abertamente, apresenta sua obra tal como ele a criou. A religião, porém caiu numa vida artificial, em que se vê obrigada a fazer constantes acréscimos no seu edifício de símbolos dogmáticos, e desta maneira vai relegando a verdade divina sob um crescente amontoado de incredibilidades, que ela recomenda crer”.

“Dando-se conta disto, a religião tratou sempre de buscar o auxílio da arte que, por sua vez, permaneceu incapaz de uma evolução mais elevada, enquanto se viu obrigada a apresentar aos fiéis tal pretensa realidade sob a forma de ídolos e fetiches. A Arte só pode cumprir sua verdadeira vocação, pela apresentação ideal das figuras alegóricas, ao compreender o seu sentido interior - a Verdade inefável e divina”. (Cf. ‘Cristianismo Rosacruz’, p.252/257, Max Heindel. Edit. Kier). [Φ].

Mais em http://www.magisterlux.com/site/?p=256

Nenhum comentário: