imagem: Jia Lu, Illuminated

"EM CADA CORAÇÃO HÁ UMA JANELA PARA OUTROS CORAÇÕES.ELES NÃO ESTÃO SEPARADOS,COMO DOIS CORPOS;MAS,ASSIM COMO DUAS LÂMPADAS QUE NÃO ESTÃO JUNTAS,SUA LUZ SE UNE NUM SÓ FEIXE."

(Jalaluddin Rumi)

A MULHER DESPERTADA PARA SUA DEUSA INTERIOR,CAMINHA SERENAMENTE ENTRE A DOR E AS VERDADES DA ALMA,CONSCIENTE DA META ESTABELECIDA E DA PLENITUDE A SER ALCANÇADA.

BLOG COM MEUS POEMAS:

http://desombrasedeluzanna-paim.blogspot.com/



terça-feira, 30 de dezembro de 2008

DESPERTAR COM LUZ NATURAL



Muitas funções biológicas dos seres humanos, como os períodos de sono e vigília, a atividade hormonal ou a temperatura do corpo, são estabelecidas naturalmente, segundo um ritmo denominado circadiano, ou seja, que se desenvolve ao longo de um ciclo de aproximadamente um dia de duração.

Os relógios circadianos usam a luz do dia para sincronizar as pessoas com seu meio ambiente, e esta sincronização pode ser tão precisa que os seres humanos se ajustam à
progressão leste-oeste do amanhecer dentro de uma determinada zona horária.

Às vezes, este relógio biológico é alterado por circunstâncias internas ou externas, e acontece alguma defasagem entre o que determina seu ritmo circadiano e as tarefas e funções que a pessoa desenvolve, as quais ocorrem com antecipação ou atraso em relação ao programado no organismo.

Este ritmo circadiano muda conforme a idade, já que os adolescentes e adultos jovens tendem a dormir e acordar tarde, enquanto as pessoas mais velhas fazem exatamente o contrário, ou seja, deitam e levantam cedo. Quando as atividades de uma pessoa são adiantadas ou atrasadas artificialmente, seu relógio biológico interno, que regula o ciclo de sono-vigília, não se readapta com a mesma rapidez. Esta falta de sincronismo causa diversos graus de mal-estar e desorientação, que podem durar dias ou até mesmo semanas.

A difícil adaptação.

Uma das situações que causam alterações do ritmo circadiano são as viagens aéreas intercontinentais, nas quais a pessoa atravessa vários fusos horários em pouco tempo, enquanto seu relógio biológico segue "ancorado" na hora do ponto de partida e se ajusta à do destino pouco a pouco.

É o fenômeno conhecido como "jet lag" ou descompensação horária, que causa cansaço, transtornos digestivos, confusão mental, alterações na memória e irritabilidade, entre outros sintomas passageiros, mas bastante desagradáveis.

Outra das situações que causam uma defasagem no ritmo circadiano sono-vigília são a mudança de horário de verão ou de inverno, como medida de economia energética, nos quais o relógio deve ser adiantado ou atrasado para aproveitar melhor a luz solar.São mudanças que costumam provocar alterações do sono, cansaço e dificuldade para acordar de manhã.

Segundo Eduard Estivill, diretor da Clínica do Sono Estivill do Instituto Universitário Dexeus de Barcelona, Espanha, "a mudança de hora pode causar variações ao relógio biológico, que está preparado para dormir de noite e ficar acordado de dia, e pode produzir alterações do estado de ânimo e do humor". "As pessoas mais sensíveis a estas mudanças devem tentar incorporá-las de maneira progressiva, tentando minimizar o transtorno do ritmo biológico nos momentos do despertar ou de ir dormir", segundo o especialista.

Acordando com luz, pouco a pouco

A Philips fez estudos nos quais comprova-se que a luz pode proporcionar um acordar mais saudável e natural a uma pessoa, o que faz com que levante com mais energia e bem-humorada, especialmente em momentos como os de mudança de horário, quando pode haver algum desajuste no relógio biológico.

Já existem inclusive soluções tecnológicas capazes de "imitar" o nascimento do sol dentro do quarto, como o despertador Wake Up Light, que, meia hora antes da hora marcada para acordar, começa a emitir uma luz que vai se tornando cada vez mais brilhante, de forma semelhante ao amanhecer, até alcançar a intensidade escolhida. Durante estes 30 minutos, a luz se intensifica a um ritmo bom, seguindo uma curva especial que demonstrou ser a mais eficaz. Isso significa que, na hora marcada para o alarme, os hormônios do sono e da energia estão mais bem equilibrados.

A luz emite uma mensagem ao cérebro para que vá diminuindo a produção de melatonina, o hormônio de indução ao sono. Assim, é possível um despertar mais progressivo e saudável, que permite começar o dia com mais vitalidade. Além da luz do amanhecer, as últimas versões deste dispositivo substituem o tradicional e abrupto som do despertador pelo canto de pássaros, sons da selva africana ou um suave piano.

http://br.noticias.yahoo.com/s/29122008/48/saude-despertar-luz-natural-relogio-biologico.html

Nenhum comentário: