imagem: Jia Lu, Illuminated

"EM CADA CORAÇÃO HÁ UMA JANELA PARA OUTROS CORAÇÕES.ELES NÃO ESTÃO SEPARADOS,COMO DOIS CORPOS;MAS,ASSIM COMO DUAS LÂMPADAS QUE NÃO ESTÃO JUNTAS,SUA LUZ SE UNE NUM SÓ FEIXE."

(Jalaluddin Rumi)

A MULHER DESPERTADA PARA SUA DEUSA INTERIOR,CAMINHA SERENAMENTE ENTRE A DOR E AS VERDADES DA ALMA,CONSCIENTE DA META ESTABELECIDA E DA PLENITUDE A SER ALCANÇADA.

BLOG COM MEUS POEMAS:

http://desombrasedeluzanna-paim.blogspot.com/



terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A FORÇA

.


Tornei-me realmente fã de Guerra nas Estrelas ao ver a seguinte frase do Mestre Yoda, no filme O Império Contra-Ataca:

Pois minha aliada é a Força. Uma poderosa aliada ela é. Ela cria a Vida, e a faz crescer. A sua energia nos envolve e nos une. Seres luminosos nós somos, não essa matéria rude. Você deve sentir a Força à sua volta. Aqui, entre você... Eu... A árvore... A rocha... Em todo lugar! Sim, até mesmo entre este solo e aquela nave!

Este pra mim é o momento mais mágico da trilogia, que sintetiza todo o espírito Jedi. A Força para mim É real e possível de ser alcançada. George Lucas deveria estar inspirado quando escreveu essa frase. Pena que ele mudou tanto a ponto de destruir sua mais bela criação com o Episódio I (urgh!).

Então, na mesma época que morria para mim Star Wars, surge sua evolução: The Matrix, que pega a mesma idéia e vai além:

- A Matrix está em todo lugar, à nossa volta. Mesmo agora, nesta sala. Você pode vê-la quando olha pela janela ou quando liga sua televisão. Você a sente quando vai para o trabalho, quando vai à igreja, quando paga seus impostos. É o mundo que foi colocado diante dos seus olhos para que você não visse a verdade.
- Que verdade?
- Que você é um escravo. Como todo mundo, você nasceu num cativeiro... Nasceu numa prisão que não consegue sentir ou tocar.
Uma prisão para sua mente.

Não confundam a Matrix com a Força. Yoda mesmo nos dá a dica de que não somos o que aparentamos. Já Morpheus diz isso com todas as letras.

Agora vamos deixar o mundo dos filmes (que alguns não consideram como "coisa séria") e procurar os ensinamentos dos Mestres Iluminados:

Eu sou a luz que está sobre todos eles. Eu sou o todo. De mim surgiu o todo e de mim o todo se estendeu. Rachai um pedaço de madeira, e eu estou lá. Levantai a pedra e me encontrareis lá.
(Jesus, no evangelho de Tomé)

Eu sou a fragrância da Terra, eu sou o brilho do fogo, eu sou a vida de todos os vivos;
Sou o Espírito que reside em todos os seres;
De todas as criações sou o começo e o fim e também o meio;
Das letras, sou o A, nas palavras, a conjunção;
Sou o tempo perdurável e Aquele cuja face se volta para todas as partes;
Sou a morte que tudo arrebata, sou a origem das coisas futuras.
(Krishna, no Bhagavad-Gita)

O segredo do Aikido é harmonizar-nos com o movimento do universo e nos colocar em relação direta com o universo em si;
Quando um inimigo tenta lutar comigo - o universo em mim mesmo - ele terá que quebrar a harmonia do universo;
No momento em que ele se decidir lutar comigo, já estará derrotado.
(Filosofia Aikido)

O Iluminado tem o poder de controlar a Matrix, assim como Neo, mas ele realmente não precisa controlá-la, porque é UM com ela, e FLUI por ela (mas não se confina nela). Ele está dentro, e ao mesmo tempo fora da nossa "realidade". Ele "lê" os códigos da Matrix, por isso sabe o que vai acontecer e como interagir com ela.



http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2003/04/a_forca.html

Nenhum comentário: