imagem: Jia Lu, Illuminated

"EM CADA CORAÇÃO HÁ UMA JANELA PARA OUTROS CORAÇÕES.ELES NÃO ESTÃO SEPARADOS,COMO DOIS CORPOS;MAS,ASSIM COMO DUAS LÂMPADAS QUE NÃO ESTÃO JUNTAS,SUA LUZ SE UNE NUM SÓ FEIXE."

(Jalaluddin Rumi)

A MULHER DESPERTADA PARA SUA DEUSA INTERIOR,CAMINHA SERENAMENTE ENTRE A DOR E AS VERDADES DA ALMA,CONSCIENTE DA META ESTABELECIDA E DA PLENITUDE A SER ALCANÇADA.

BLOG COM MEUS POEMAS:

http://desombrasedeluzanna-paim.blogspot.com/



sexta-feira, 28 de novembro de 2008

BIODANZA,A DANÇA DA VIDA



Biodança, dança da vida.
por Centro de Biodanza da Tijuca - CBT - marcossousa@msconsultoriabiocentrica.com.br



Estruturada pelo Princípio Biocêntrico, seu primeiro e maior paradigma, foi criada há mais de quarenta e cinco anos por Rolando Toro Araneda, psicólogo, antropólogo, poeta e pesquisador chileno.

Como conceito, Biodança – Dança da Vida – é um sistema de aceleração de processo integrativo mediante ambiente enriquecido pela música, dança (movimento pleno de sentido), processo feedback e encontro, bem como, um sistema de integração afetivo-humana, de renovação orgânica, de reeducação afetiva e de reaprendizagem das funções originárias da vida. É também considerada uma inovadora ciência.

Conhecida e registrada internacionalmente como Biodanza – Sistema Rolando Toro, tendo como símbolo uma garça em movimento, é até hoje pesquisada e desenvolvida pelo seu criador, presidente da International Biocentric Foundation – IBF – que, com sedes no Chile e na Itália, normatiza, regula e controla no Brasil e no mundo a riquíssima Metodologia de Biodança.

No Brasil, praticamente em todos os Estados existem Associações-Escolas de Biodanza Rolando Toro, responsáveis pela formação em nível de pós-graduação dos facilitadores que, depois de formados, tornam-se profissionais diplomados e registrados pela International Biocentric Foundation – IBF. E, assim, estão autorizados a trabalhar e a especializar-se na inovadora metodologia de Biodança, bem como com o inovador Sistema Biocêntrico. Também existem, em todo território nacional, grupos de desenvolvimento em Biodança, gerando benefícios aos participantes nos níveis pessoal e profissional.

Apesar de ser uma metodologia recente, já ganhou seu espaço no mundo com escolas de formação de facilitadores, funcionando plenamente em diversos países - França, Espanha, Inglaterra, EUA, Argentina, Chile, Austrália, Itália, Portugal, Japão, Paraguai, Peru, Uruguai, entre outros – realizando, assim, um grande sonho do seu criador.

As áreas de aplicação de Biodanza – Sistema Rolando Toro, são as organizações humanas, educação e saúde, como uma reeducação para a vida e complementação terapêutica.

Existem eventos anuais de Biodança no Brasil e no mundo: encontros regionais e congressos internacionais. No mês de Junho de 2008 aconteceram, em Lignano Sabbiadoro, na Itália, o VIII Congresso Mundial de Biodanza e o IV Congresso Europeu de Biodanza. E, aqui no Brasil, entre 13 e 16 de Agosto de 2009, acontecerá, em Búzios, o X Congresso Latino Americano de Biodanza.

O Inconsciente Vital, também criado por Rolando Toro, refere-se ao “comportamento coerente e, de certo modo, intencional das células e dos tecidos” que mantêm os organismos vivos; com o Inconsciente Pessoal, de Sigmund Freud, e o Inconsciente Coletivo de Carl Jung, forma um sistema completo.

O Inconsciente Vital é, assim, um comportamento que gera regularidade e mantém estáveis as funções orgânicas; possui uma grande autonomia em relação à consciência e ao comportamento humano. Suas manifestações durante a vida cotidiana são o humor endógeno, o bem- estar sinestésico e o estado geral de saúde.

A importância do conceito de “inconsciente vital” está em sua possibilidade de influir em nossos estados de humor. O inconsciente vital está em sintonia com a essência viva do universo; quando a sintonia é perturbada inicia-se a doença. O ato de cura será compreendido, assim, como um movimento destinado a recuperar essa “sintonia vital” com o universo.

A base conceitual da Biodança provém de uma profunda meditação sobre a vida, do desejo de fazer renascer em nós a alegria, o prazer e a glória de viver. Vivemos numa sociedade onde as demonstrações de amor, de ternura, de beleza foram sendo esquecidas. Vivemos, com certeza, a nostalgia do amor.

A Biodança se volta para o desenvolvimento e o fortalecimento dos Potenciais Genéticos ou Linhas de Vivências (vitalidade, sexualidade, criatividade, afetividade e transcendência), estimulando sua expressão através da vivência. Os exercícios e danças cumprem sua função reguladora atuando sobre o centro das emoções – o sistema límbico-hipotalâmico.

Como primeiro paradigma da Biodança, o Princípio Biocêntrico coloca seu interesse em um universo compreendido como um sistema vivo. O reino da vida abrange muito mais que os vegetais, os animais e o homem. Tudo o que existe, dos neutrinos ao quasar, da pedra ao pensamento mais sutil, faz parte deste sistema vivo prodigioso. Segundo o Princípio Biocêntrico, o universo existe porque existe a vida e, não, o contrário.

Fonte bibliográfica: ARANEDA, Rolando Toro, "Biodanza", Editora Olavobrás-EPB, 2002, São Paulo-SP

Nenhum comentário: