imagem: Jia Lu, Illuminated

"EM CADA CORAÇÃO HÁ UMA JANELA PARA OUTROS CORAÇÕES.ELES NÃO ESTÃO SEPARADOS,COMO DOIS CORPOS;MAS,ASSIM COMO DUAS LÂMPADAS QUE NÃO ESTÃO JUNTAS,SUA LUZ SE UNE NUM SÓ FEIXE."

(Jalaluddin Rumi)

A MULHER DESPERTADA PARA SUA DEUSA INTERIOR,CAMINHA SERENAMENTE ENTRE A DOR E AS VERDADES DA ALMA,CONSCIENTE DA META ESTABELECIDA E DA PLENITUDE A SER ALCANÇADA.

BLOG COM MEUS POEMAS:

http://desombrasedeluzanna-paim.blogspot.com/



terça-feira, 12 de maio de 2009

A MÃE DOS DEUSES

.



Eurynome é a Deusa grega da Criação. É uma Deusa antiga, pré-Helênica. Originalmente ela foi a governante do Olimpo, Mãe dos Deuses e do Universo.

Do caos, Eurynome surgiu e dividiu o mar dos céus, dançando seu êxtase sobre as ondas. Sua dança levou-a a criar o vento norte, o qual ela transformou em serpente dando-lhe o nome de Ophion.

Eurynome fez amor com Ophion, transformou-se em pomba e botou o ovo cósmico que continha toda a Criação.

Como foi Ophion que quebrou o ovo, achou que tinha o direito de se proclamar o responsável pela Criação. Sabendo disso Eurynome aprisionou-o no Tártaro e continuou a criar o Universo.

Com o advento do patriarcado e com a conseqüente supremacia dos Deuses gregos masculinos, Eurynome perdeu muito de seus atributos e do seu poder absoluto. Foi então considerada a Mãe das Graças.

Eurynome pode ser recuperada hoje em dia com toda a sua força, poder e plenitude. Ela representa a mulher criativa, livre e entusiasta.

O êxtase e o prazer são símbolos desta Deusa que criava o mundo com alegria e exuberância através do movimento espiralado de Sua dança.

Eurynome nos faz pensar no verdadeiro poder da criação feminina. Esta que é livre, prazerosa, plena e autônoma.



Fonte:http://www.annaleao.com.br/modules/smartsection/item.php?itemid=33


4 comentários:

Nadja Kari disse...

Tenho estudado os deuses nórdicos, em especial os finlandeses... e estou apaixonada pela mitologia finlandesa!!! ^^
Mas quero dizer que adorei seu texto!!! Sempre que leio sobre deusas sinto uma grande conexào, pelo fato de ser mulher, querer me identificar com a divindade!!!

beijoooos

casa da poesia disse...

deusas deusas!!!...para vós...

"Ima phuyun jaqay phuyu."

besos.

Helena Felix (Gaia Lil) disse...

Muito Interessante ,sua mensagem sobre a Deusa Mâe,eu mesma me surpreendo por não a ter conhecido pos "pesquisadorisa"(Risos)e nunca havia sequer lido o nome dessa deusa mencionado em qualquer blo ou texto muito interessante....Ah,lembrei de uma coisa gostaria que me desse seu endereço de mensagens estantaneas se vc possuir um (Caro!!!)

Beijos e saiba que tambem fiquei com saudade de seus textos e postagens maravilhosos e você sem duvida é uma das mais maravilhosas leituras que faço nos blog.Beijos com cheirinho de Hortelã

Anna Leão disse...

Anna,

Fico feliz de encontrar mais uma vez um artigo meu neste espaço que reúne textos de mulheres tão sensíveis e inteligentes!

Obrigada por sua generosidade de nos reunir aqui!

Um grande abraço,

Anna Leão
www.annaleao.com.br