imagem: Jia Lu, Illuminated

"EM CADA CORAÇÃO HÁ UMA JANELA PARA OUTROS CORAÇÕES.ELES NÃO ESTÃO SEPARADOS,COMO DOIS CORPOS;MAS,ASSIM COMO DUAS LÂMPADAS QUE NÃO ESTÃO JUNTAS,SUA LUZ SE UNE NUM SÓ FEIXE."

(Jalaluddin Rumi)

A MULHER DESPERTADA PARA SUA DEUSA INTERIOR,CAMINHA SERENAMENTE ENTRE A DOR E AS VERDADES DA ALMA,CONSCIENTE DA META ESTABELECIDA E DA PLENITUDE A SER ALCANÇADA.

BLOG COM MEUS POEMAS:

http://desombrasedeluzanna-paim.blogspot.com/



quinta-feira, 7 de maio de 2009

LUCIFER

.



Segundo alguns, o mundo em que vivemos não é exatamente aquele que imaginamos. Nós não estamos salvos, como as religiões cristãs dão a entender, mas nos encontramos sob o domínio do Mal. Jesus não nos salvou com seu suplício, como a Igreja afirma, mas falhou na tentativa de penetrar em um mundo dominado por seu inimigo, ainda que tenha deixado ensinamentos compreendidos apenas por uma elite.
Tais afirmações podem parecer estranhas à maioria das pessoas, acostumadas com a noção de que o ser humano é regido basicamente pelo Bem. Na verdade, dizer o contrário pode parecer uma ficção alucinada, o que não deixa de ser verdade, uma vez que alguns escritores de ficção científica dedicaram incontáveis livros sobre a predominância do Mal no Universo. Essa idéia, contudo, tem um embasamento histórico, ao qual muitos estudos já foram dedicados ao longo dos tempos.

Para os adeptos dessa teoria, nós não conseguimos perceber que o mundo é controlado pelo Mal, justamente porque o Mal representa o não conhecimento. Ele nos enreda em sua teia de ilusões e nos cega para a verdadeira natureza do planeta em que vivemos, da vida que levamos, e nós mesmos. É uma noção que, guardadas as devidas proporções, pode ser comparada à do véu de maya presente na filosofia hindu, que nos ilude e impede de ver a realidade em todos os seus aspectos.

O conceito de ilusão, ou sobre a sedução do Mal, tem norteado uma série de atividades em nosso planeta e talvez já fosse tempo de perceber a verdadeira natureza e o tamanho da encrenca em que nos encontramos. O século XX, por exemplo, foi fortemente marcado pela atuação política e o XXI também será, ao que tudo indica. Para muita gente, isso é a marca indelével do Mal: ódio, guerras, mortes, massacres, violências inimagináveis, preconceito, dissimulação, escravidão, roubos descarados, pobreza, fome, superficialidade nos relacionamentos com nós mesmos e os demais, enfim, a mentira sendo elevada à categoria de arte.

Seguindo a história, podemos citar o gnosticisimo como uma das fontes desse modo de pensar. Desenvolvida na Alexandria durante os primeiros três séculos da era cristã, a filosofia se dividiu em dezenas de seitas e sofreu influência de praticamente todas as religiões existentes na época. Essas seitas entendiam, por exemplo, que o mundo material não tinha sido criado por um Deus supremo, mas pelo Demiurgo, também conhecido por ladalbaoth, que para alguns historiadores é simplesmente Lúcifer. Tendo criado o mundo visível a partir da matéria, ele só poderia ser imperfeito. A seita gnóstica dos ofitas entendia que Ladalbaoth era orgulhoso ignorante e vingativo. Estava insatisfeito com sua criação e quis destruí-la por meio de Eva. Sophia a Sabedoria, resolveu então enviar a serpente para fazer com que o homem comesse o fruto da árvore da sabedoria, sobre a qual o demônio havia fixado um tabú, desejando que o homem se mantivesse no estado de ignorância. Ao adquirir sabedoria, o homem tornou-se capaz de combater Ladalbaoth.

O Velho Testamento é visto pelo gnosticismo como a representação dessa luta, que se estende até vinda de Cristo e sua morte, por instigação de ninguém menos que Ladabaoth. Jesus não morreu, segundo esse ponto de vista, para nos salvar, mas para nos dar o conhecimento, a gnosis. Por outro lado, esse conhecimento limitou-se aos iniciados, que muitas vezes formaram grupos fechados, buscando preservar o conhecimento sobre a verdadeira natureza da vida no planeta.


A QUEDA

Segundo certos historiadores, o gnosticismo não conseguiu se sustentar e acabou massacrado sob os intermináveis debates entre as diferentes seitas, mas a discussão acerca da natureza do mundo e do Mal que nele reside continuou. Seligmann diz que essa noção de Luz e Trevas, divididas e antagônicas, travando luta eterna, não fazia parte das religiões da Antigüidade, nas quais o Mal participava do divino, com ambos os princípios se interpenetrando. É assim que na religião egípcia o destruidor Seth surge como o irmão do bondoso Osíris, e na Pérsia a entidade do Mal, Ahriman, tem como origem um pensamento duvidoso de Ormuzd, o deus da luz. Da mesma forma, os textos apócrifos do Velho Testamento também não apresentam essa noção tão clara, embora os dogmas oficiais da igreja tenham evoluído de forma tão radical que qualquer explicação diferente da oferecida pela Igreja Católica tornou-se passível de punição, muitas vezes violenta.

O melhor exemplo sobre a atuação do Mal segundo a visão cristã, mais especificamente a católica, é a famosa passagem bíblica sobre a queda dos anjos. Segundo a tradição, Lúcifer era o mais belo das criaturas angelicais e se rebelou contra Deus, caindo em desgraça junto com seus seguidores celestes. É apenas no Novo Testamento que Lúcifer passa a ser visto como um ser maligno, muitas vezes chamado de Satanás e uma série de outros nomes. No Antigo Testamento ele é tido como o portador da Luz, a estrela da manhã, associado ao planeta Vênus.

A noção do portador da Luz significa, segundo algumas interpretações, que Lúcifer foi o responsável por trazer o conhecimento à humanidade. Só que, ao fazer isso, ele também trouxe as Trevas, uma vez, que só o conhecimento pode promover a distinção entre Bem e Mal.

Estamos diante de duas propostas ligeiramente diferentes, ainda que parecidas. Se Lúcifer trouxe o conhecimento, como ele pode manter a humanidade ignorante sobre a verdadeira natureza da vida? Se o mundo é marcado pelo não conhecimento, pelas mentiras, ilusões e seduções criadas pelo anjo caído, ele não pode ser a bondosa entidade à qual alguns estudiosos se referem. Ou, então, Lúcifer não tem poder sobre o planeta e a humanidade, mas tenta constantemente fazer com que saibamos a verdade sobre o que nos cerca.

Segundo o historiador Doucet, a presença de Lúcifer no mundo material causou vários problemas ao pensamento cristão: se Deus é onisciente e onipotente, por que permite a existência do Mal? Muitos pesquisadores entendem que essa questão é impossível de ser resolvida, e que a figura do diabo tradicionalizada pela religião não está de acordo com a realidade dos conhecimentos contidos nos antigos textos. Muitos movimentos e seitas provenientes do cristianismo, como os cátaros, albigenses e, segundo Doucet, também a Ordem dos Templários, fundada em 1118, propunham leituras diferentes do Velho e do Novo Testamento, vendo Lúcifer como o portador da Luz, banido do Céu injustamente.



SEDUÇÃO

De onde então viria a atração pelas Trevas, que parece dominar a espécie humana desde tempos imemoriais? Houve época em que inúmeros filósofos procuravam definir como seria o primeiro homem intocado pelo Mal. Chegaram imaginar que, em algum lugar do planeta, essa pessoa teria existido em uma espécie de paraíso terrestre. Séculos mais tarde, os pensadores davam a impressão de ter abandonado a idéia do homem puro e decretado a morte de Deus.

Alguns chegaram a afirmar ter visto a face do demônio esculpida a fogo no cogumelo formado por uma explosão atómica, como se Lúcifer estivesse mostrando a todo mundo, de uma vez por todas quem mandava no pedaço. Os psicólogos, por sua vez, passaram a explicar que Bem e Mal se encontram dentro de nós, e que todas as histórias sobre a queda do homem são uma representação inconsciente de nossa própria incapacidade para lidar com o meio ambiente, para domar nossos demônio os interiores. Ainda seguindo essa idéia, Lúcifer e Deus seriamos nós mesmos, e jogar numa entidade suprema a culpa do que é ruim não passaria de uma desculpa para justificar nossos erros que vêm se repetindo há milênios.

Muitos pesquisadores propuseram uma outra altemativa, imaginando que os deuses de antigamente eram, na verdade, de carne e osso ou quase isso: seres vindos de outros planetas, com elevado conhecimento científico e tecnológico, que lutavam para dominar a Terra pelos mais variados motivos. Os aspecto gerais dessa luta teriam sido gravados em nossa memória ancestral e o tempo se encarregou de fornecer explicações místicas ou religiosas para algo que não conseguíamos compreender. As linha que estudam a possível presença de OVNIS e seres extraterrestres em nosso planeta entendem que essa situação continua existindo até hoje. São inúmeros os relatos de conflitos entre diferentes raças extraterrestres algumas compondo governos paralelos do planeta, conspirando com seres humanos para o controle total da humanidade, enquanto outras tentam impedir que tal situação se concretize. A ficção científica encampou essas idéias e as apresentou em livros muito interessantes. O escritor cristão C.S. Lewis, por exemplo, imaginou que cada planeta tinha o seu próprio deus, e que o deus da Terra havia se tornado maléfico. Para conter suas ações, as demais divindades o isolaram, bem como o planeta, confinando o Mal.

Philip K. Dick, autor de Blade Runner, baseou-se no gnosticismo para imaginar o Bem e o Mal como forças reais, brigando pelo poder no Universo. Segundo ele, o Mal realmente domina a Terra, impedindo que o Bem entre, a não ser por meio de uns poucos enviados e algumas mensagens, como a de Jesus Cristo que, no entanto, não impediram que o planeta continuasse fechado às ações mais efetivas do Bem. O escritor chegou a imaginar que os emissários do Bem teriam colocado uma espécie de satélite em órbita terrestre, enviando mensagens às pessoas que as conseguem captar, e em determinada época de sua vida afirmou ter recebido uma dessas mensagens. Estamos falando de uma civilização tecnológica extremamente avançada, cujos conhecimentos científicos nos pareceriam, mesmo nos dias atuais, pura magia.

Carl Sagan referiu-se à possibilidade de vida em outros planetas, imaginando uma civilização tido adiantada que nós não teríamos base para sequer começar a entender sua ciência. E Doris Lessing, uma das maiores escritoras vivas, elaborou uma série de livros que se inicia com Shikasta, onde a Terra é vista como foco dos interesses de duas forças opostas. A do Bem é representada por Canopus, e a do Mal por Shammat. Devido a um desalinhamento cósmico, as energias passam a fluir de forma negativa no planeta, e Shammat aproveita para fomentar situações de conflito, uma vez que se alimenta dessas forças.

CONFLITO

Para muitos estudiosos, a atração pelo Mal e, mais especificamente pela figura de Lúcifer, representa uma possibilidade de transgressão numa sociedade excessivamente ordenada, repleta de dogmas e proibições. Em seu livro As Seitas Luciferinas de Hoje, Jean Paul Bourre vai mais além e diz que o luciferismo foi uma ciência autêntica, que buscava a reconquista dos poderes perdidos, um saber que permitiria ao homem transgredir as leis do tempo e tornar se igual aos deuses. O ser humano tem natureza divina, mas, com a queda, esqueceu-se de seu passado, que pode ser relembrado e desperto por meio de ensinamentos específicos.

Os que defendem a presença de extraterrestres no passado longínquo de nosso planeta vêem nesse ponto de vista um exemplo claro de suas idéias. Ao longo da história das culturas, em praticamente todos os pontos do mundo, sempre existiu um ser superior que trouxe conhecimentos fantásticos e possibilitou o desenvolvimento das civilizações, como o deus Oannes, da Suméria, enquanto outros seres que vinham de outros espaços entendiam que a humanidade deveria permanecer intocada e desenvolver se por conta própria. A divergência resultou num conflito que se estendeu a todo o planeta. E que ainda não chegou ao seu fim.

Não é por acaso que muitos pesquisadores falam da destruição nuclear de Sodoma e Gomorra, entre outras cidades da Antigüidade: ou que Charles Fort (1874 1932), autor do Livro dos Danados, afirmava que uma guerra estava sendo travada no espaço próximo ã Terra; ou que o psiquiatra Wilhelm Reich (1897 1957) afirmava categoricamente que dois tipos diferentes de extraterrestres estavam lutando nas imediações do nosso mundo em busca do orgônio. Claro que nem todo mundo concorda com essas idéias, mas é quase uma unanimidade o fato de que o conflito entre duas forças antagônicas ainda que não necessariamente de naturezas opostas esteja em curso. O problema é que nós estamos no meio e, talvez, sejamos o prêmio.

Mas, afinal, será possível determinar a real situação do mundo em que vivemos? Que entidade ou deus domina nosso planeta, se é que isso realmente acontece! Se Lúcifer, que sacrificou a eternidade pelo mais nobre dos ideais trazer a Verdade e a Luz aos homens como parte de sua rebelião contra o poder opressivo de seu Criador, foi realmente transformado em Satanás, uma criatura de puro ódio, podemos dizer que ele está fazendo um trabalho muito bom. Sua ação tem sido tão efetiva que nunca na história conhecida da humanidade houve um período sem guerras e destruições muitas delas inclusive levadas a cabo por aqueles que se diziam os representantes do Bem na Terra. E a situação chegou a tal ponto que vários cientistas acreditam ser impossível reverter o processo de envenenamento e destruição do planeta.

Com freqüência, temos ouvido que a Nova Era está trazendo novas formas de pensamento à humanidade. Por outro lado, o que podemos constatar é que a sedução e os argumentos do Mal nunca estiveram tão fortes e divulgados, a ponto de ser difícil perceber, dentro dos próprios movimentos tidos como do Bem, a verdadeira natureza das coisas. Por outro lado, este período tão conturbado e de tantos conflitos também parece trazer consigo oportunidades únicas de crescimento. Conhecimentos que até pouco tempo só eram acessados por alguns poucos estão sendo oferecidos abertamente. Hoje não é mais necessário passar por árduos períodos de treinamento, ou viajar até as gélidas imensidões do Himalaia para receber uma iniciação espiritual. Em muitos casos ela pode ser obtida na casa ao lado da sua.

Em outras palavras, enquanto a atração das sombras parece estar no apogeu, as portas da Luz se escancaram. E, por mais irônico que pareça. segundo o pensamento de muitos, a única coisa capaz de permitir ao homem escolher entre esses dois caminhos é justamente aquilo que Lúcifer, o perpetuador das Trevas, trouxe para o mundo depois de sua queda: o conhecimento entre o Bem e o Mal .



http://www.imagick.org.br/zbolemail/Bol07x04/BE04x13.html

5 comentários:

história univesal disse...

Até opresente data, nada que tem-se estudado,quer dentros dos editos da religão, quer seja nos termos cientificos nada temos de concreto,a respeito a existência de um Deus bem, quer de um Lucifer mau, tudo ate agora, não passa de interpretaçôes humans, sem, provas concretas quer seja cientifacamente ouseja dentro das religiões, todo esses estudos, foram senão buscas de um seresque jamais existem, ou que venha a existirem.
vejamos o seguinte:

história univesal disse...

Levando em concideração de que os céus e Terra foi criada por um identidade suprema a que conhecemos por nome de Deus, sem intensão de desmerecer o que pregam as escrituas no livro de Genesis. E tendo quem possa responder a está pergunta: esta assim escrito em alguns livros: Criou Deus os ceus e a Terra e procedeu dizendo que tudo que foi criado sem ele nada do que foi criado teria sido feito + ou - assim. Que cada leitor que ainda não teve oportunidade desta visão em termos bíblicos busque o livro de genesis e tome conhecimeto. A analazes, me formulou a seguinte pergunta: Sendo que criou Deus tudo que existe,e bem assim está escrito nas Sagradas Escrituras, porém, não informação: assim entendido foi que criou Deus? Diz que Deus sempre existiu? Digamos que assim é,que assim seja! Sendo a existência de Deus sem principio e sem fim. Quem existiu antes de Deus, o deu a Ele o nome de Deus? Diz que ele criou,o Sol para iluminar o dia, e a Lua para iluminar a noite, E o seu espirito pairava sobres as águas, segundo esta afimção: está provado que os águas já existiam segundo iforma e Deus os chamou as águas de mares, e que a Terra ja existia, e a prova desta verdade, de que as águas, já existiae estava sustentada por Terra bem ainda informa que Deus o separou a Terra das aguas,asim a prte seca a mais alta deu o nome d Terra, a parte de água amis baixa deu o nome de mares. E que a Terra era sem forma, o que prova sua existêcia antes sem forma? É de se notar que a biblia nos afirma a criação do céus a quem ele chamou de firmaento, e que Deus sabia e sabe, o nome de todas as extrelas por, Porem no velho testametonão existem nehum nome deestrelas,escristo,
quero dizer que assim entedido Deus, limitou sua criação somente a Terra, o Sol, a lua, e os mares, porque o homem não tem 60,000 milhoes de anos segundo a ciencia no informa o homem surgio na Terra a 4,5 bilhoes de anosa. C.

história univesal disse...

Assim sendo o limite da via lacteia esta tão somente o enunciado na bíblia como fica bilhoes e trilhôes de estrelas e os planetas e os metorítos que existe cientificamente provado? Imagine a via lácteia AM 31 com 100 cem milhões de anos Luz de distâcias ao quadrado, segundo a história Universale a ciencia com fontes comprovada.Vejamos as constelçãod de Adrômeda AM 33 está distância de nós a 9.5 trilhôes de anos luz é o nosso visinho mais proximos em materia de universo.
O homem surgio na terra por vOlta de 60.000.000 de anos a.C. A escrita surgio na idade media por vota de 6.000,000 anos a partir dai o hemem por suas nessecidades começou a escrever sua escrita em tabletes de argila de barro e de pedras,e que começaram a fabricar utesilios de ceramicas e desenvolveu os istrumentos de arma feitas depontas de pedras! Também nos informa que o cranio humano se densevolveu apos milhares de anos a á partir dos primeiros cranios humanos: mediam 500 cm cubicos, e que após milhares de anos 1000 cm cúbicos e finalmente em nossa época 1500 cetimetos cúbicos. Falam de como o homem descobrio o fogo entre outras edescobertas ate que o homem veio consegir chegar a Lua, pugna para chegar a marte... O ser humano porque sondas ja conseguira alcaçar a marte... É de se notar que contituição do homem feitas por um Deus religioso esta bem logem de um ser supremo em comparações, relacionada aos confins do universo. Se assim pesarmos não se pode e nem é possivel a aceitação de que o homem foi criado por Deus, o tempo da existencia de Deus, sendo infinito a criaçaão do homem se a um tempo tambem não pode ser aceita a sua imagem, uma vez,o homem teve inicio no principio da criação por Deus sendo a suaimagem e semelhança e dotado de um espirito santo e de caconciência divina, que de divindade o homem nada possui nos limites de um Deus,a não ser uma pquena inteligencia em se comparando com Deus, criador detudo que existe cuja conciência humana esta milhoes de anos ou mihlras de trilhões de anos luz para ser a conciencia cómisca, o homen por mais bem evoluido que são alguns entre bilhões de seres humanos esparço sobre a face da Terra nada representa em termos de uma dividade criada a imagem de criador dos universos de um chamado Deus que não tem nome antes que o hemem veio a indetifiacr-se como um ser racional e sobrevivente fragil ainda na aurora do seu proprio ser que é assim conhecido por seres humanos.

história univesal disse...

QUEM É O QUE CHAMAOS DE DEUS, ANJOS, SANTOS,E LUCIFER... NO FINAL DOS COMETARIOS DAS TREZ REDAÇÔES ACIMA POSSAMOS ENTEDER OU COMPREDER O MISTISSIMO DA CRIAÇÃO DE UM DEUS RELIGIOSO BEM AINDA DE SANTOS E DE LÚCIFER FRUTO DA IMAGINAÇÂO DO ESPIRITO DA ALMA HUMANA O QUE PRECIZAMOS É PROVAR O QUE ESTA ESCRITO, VERDADE OU MISTISSIMO.
ESTOU FAZENDO UM MEU COMETARIO NÃO QUE ESTOU CONTRAPONDO CONTRA AS RELIGIOES QUE APESAR DEATRAPALHAR MUITOS SERES HUMANOS E OS COLOCAREM SOB O SOFRIMETO HUMANO. É DE SE NOTAR QUE MUITOS ENCONTRA O RECONFORTO DE DOR EM SUAS FÉ VIA DA RELIGIÃO QUE MUITO CONTRIBUUIM PARA O PROGRESSO OU O REGRESSO DO SER HUMANO DE VOLTA AO ENCONTRO COM A VIDA DE ONDE PROVEIEMOS PARA COMPRENDERMOS NOS FALTAM MUITO A DESCOBRIMOS ESTUDO DESDE OS 15 ANOS JA ESTOU COM 57 ANOS E SÓ SEI QUE NADA SEI

NEWTON disse...

se não podem aceitar tranferencia de comentarios é impossivel estudar o que quero cientificar ,e só via de buscas de outros cometarios estudados é que podemos conclui-los é um estudo que deve ser aceito porque só aaim podemos ter melhor compeeção da vida examinando tudo porque a vida esta em tudo , e tudo esta na vida nas idéias das mentes humans.
como ... explicar-me seu HTML NÃO PODE SER ACEITO:Must be at most 4,096 characters