imagem: Jia Lu, Illuminated

"EM CADA CORAÇÃO HÁ UMA JANELA PARA OUTROS CORAÇÕES.ELES NÃO ESTÃO SEPARADOS,COMO DOIS CORPOS;MAS,ASSIM COMO DUAS LÂMPADAS QUE NÃO ESTÃO JUNTAS,SUA LUZ SE UNE NUM SÓ FEIXE."

(Jalaluddin Rumi)

A MULHER DESPERTADA PARA SUA DEUSA INTERIOR,CAMINHA SERENAMENTE ENTRE A DOR E AS VERDADES DA ALMA,CONSCIENTE DA META ESTABELECIDA E DA PLENITUDE A SER ALCANÇADA.

BLOG COM MEUS POEMAS:

http://desombrasedeluzanna-paim.blogspot.com/



domingo, 19 de fevereiro de 2012

A INQUISIÇÃO ACABOU...?





A Inquisição acabou oficialmente em 1821 em Portugal e em 1834 na Espanha.
Depois disso, o Santo Ofício ainda vigorou na Itália e mudou duas vezes de nome até, em 1965, passar a ser chamado de Congregação para a Doutrina da Fé.




No ano 2000, o papa João Paulo II, oficializou o pedido de desculpas pelos "erros cometidos a serviço da verdade, por meio do recurso a métodos não-evangélicos".
Para os estudiosos, o problema da Inquisição vai muito além da quantidade de mortos: sua herança discriminatória é sentida ainda hoje.


A Congregação para a Doutrina da Fé advertiu e puniu teólogos contemporâneos que têm questionado alguns aspectos da doutrina católica e a infalibilidade da Igreja.


Um deles foi o brasileiro Leonardo Boff, condenado em 1984 pelo então cardeal (atual papa) Joseph Ratzinger a um ano de "silêncio obsequioso" por causa dos questionamentos à hierarquia eclesiástica expostos no livro: Igreja: Carisma e Poder. Durante o interrogatório, Boff se sentou na mesma cadeira ocupada mais de 300 anos antes pelo físico Galileu Galilei.


Mas o legado da Inquisição ultrapassou as fronteiras do cristianismo. " Com seu caráter de polícia do pensamento, ela impôs um estado de paranóia e perseguição institucional que é um claro antecedente dos totalitarismos atuais", diz o historiador inglês Toby Green. Exemplo disso foi o regime nazista, que levou às últimas conseqüências a noção de pureza da raça.


(...)O trabalho do Santo Ofício continua vivo no racismo, na censura, no controle moral, na miséria, na violência.


Os movimentos fundamentalistas atuais, embora de orgens diversas, também compartilham a atitude dos inquisidores. "Eles pensam que são donos de toda a verdade e que os outros são hereges" - diz o escritor americano Richard Zimler, autor de - O último cabalista de Lisboa (...)


http://www.imagick.org.br/zbolemail/Bo08x06/BE06x02.html

Nenhum comentário: