imagem: Jia Lu, Illuminated

"EM CADA CORAÇÃO HÁ UMA JANELA PARA OUTROS CORAÇÕES.ELES NÃO ESTÃO SEPARADOS,COMO DOIS CORPOS;MAS,ASSIM COMO DUAS LÂMPADAS QUE NÃO ESTÃO JUNTAS,SUA LUZ SE UNE NUM SÓ FEIXE."

(Jalaluddin Rumi)

A MULHER DESPERTADA PARA SUA DEUSA INTERIOR,CAMINHA SERENAMENTE ENTRE A DOR E AS VERDADES DA ALMA,CONSCIENTE DA META ESTABELECIDA E DA PLENITUDE A SER ALCANÇADA.

BLOG COM MEUS POEMAS:

http://desombrasedeluzanna-paim.blogspot.com/



terça-feira, 7 de julho de 2009

ALQUIMIA INTERNA FEMININA NA VISÃO TAOISTA

.


Homens e mulheres têm coexistido desde muito tempo atrás. Porém, o percentual de homens que atingiram sucesso no Taoísmo tem sido muito maior entre os homens que entre as mulheres.Por que?

Há muitas razões. Algumas delas são: na China antiga, homens eram livres para viajar por toda parte. Já as mulheres tinham que ficar em casa e não lhes era permitido sair. Isso as restringia de encontrarem um mentor. Havia um bom número de livros de treinamento voltados para os homens,mas quase nenhum para as mulheres. Homens iam para as escolas e podiam ler. Mulheres eram em geral iletradas.Mesmo se houvessem livros para mulheres e elas pudessem ler e lhes fosse permitido viajar e encontrar um mestre, o percentual daquelas que seriam bem sucedidas ainda era menor que o percentual dos homens. Isso porque ainda há alguns problemas intrínsecos no treinamento feminino....

... Para algumas das que abdicavam da vida normal para viver em um templo taoísta,não havia um direcionamento para que pudessem se aperfeiçoar... Elas não se deram conta que "cortar a cabeça do dragão vermelho" é o mais fundamental no treino feminino.

NOTA: "cortar a cabeça do dragão vermelho" é um jargão taoísta que significa parar o ciclo feminino...

... A mais importante essência para o homem é o esperma, que é branco e por isso chamado de "tigre branco". Para as mulheres, o sangue é o mais importante e é chamado de dragão vermelho. Enquanto o esperma é "YANG", também há "YIN" nele. Enquanto o sangue feminino é "YIN", há "YANG" nele. Há grande quantidade de "QI" no esperma, mas não tanto "Qi' no sangue das mulheres. Essa é a diferença nas características físicas. Homens deveriam treinar primeiro a essência básica e então a qualidade externa. Mulheres deveriam treinar primeiro as qualidades externas e depois a essência básica. Quando o homem puder parar a ejaculação, isso é chamado "dominar o tigre branco". Quando a mulher puder parar o ciclo menstrual, isso é chamado "cortar a cabeça do dragão vermelho". Homens deveriam atingir o fluxo reverso do esperma e o sangue feminino deveria retornar ao coração.

Para mulheres com menstruação irregular, ela deve aprimorar o sangue, aprimorar a conexão dos meridianos e fortalecer os órgãos internos, assim a menstruação retornará ao normal. Somente então, ela poderá iniciar o treinamento de cortar a cabeça do dragão vermelho.Quando o dragão vermelho for decapitado,o treinamento para adquirir qualidade externa estará completado. Nesse estágio,o corpo feminino se tornará puro "YANG" advindo do "YIN" e será opaco. Daí em diante, ela deveria manter o treinamento em estado de Neidan/Meditação.

NOTA:o método de treino para meditação é o mesmo que para os homens.

Texto completo em http://holosgaia.blogspot.com/2009/07/alquimia-interna-feminina_06.html

Apesar de estar apenas no início de uma longa caminhada em busca de sabedoria,não concordo com a visão taoísta de que a mulher deve abdicar do poder do sangue.(Quem sou eu para discordar de milhares de anos de sabedoria oriental?)Mas realmente não consigo aceitar este princípio de que a mulher tem que cortar o seu poder mais precioso para se tornar masculinizada(Yang),como único modo de conseguir a iluminação.Penso que deve ser realmente ao contrário,a mulher deve reforçar o seu lado Yin.Toda a filosofia que desconsidera este aspecto no seu treinamento espiritual,não merece o meu crédito.O Dragão Vermelho na verdade é nosso grande aliado.
A sociedade patriarcal sempre nos fez pensar exatamente assim por ser mais cômodo e seguro para ela,e o medo ancestral masculino em relação ao Dragão Vermelho nos pede para"cortar a cabeça" e seguirmos caladas ou nos tornarmos Yang para ter acesso ao poder tido como essencialmente masculino.

Penso que em vez de suprimir o ciclo feminino,a mulher deve aprender a canalizar esta energia extra do período menstrual,como uma benção,não um impedimento de acesso ao poder espiritual.

4 comentários:

rosaleonor disse...

Anna
Vou procurar responder-lhe o que penso, mas achei bem a sua observação. Pode ser algo análogo à história da eva e do pacado e da inimiga serpente...Tenho um livro em espanhol sobre a alquimia feminina na china, mas confesso que não o li a preceito. Mas já transcrevi e traduzi alguns excertos que publiquei e vão na linha do seu raciocínio...
também dentro do taoísmo a mulher é a má da fita, associada aos demónios...daí o medo do dragão vermelho e do sangue que era preciso suprimir...mas como você diz quem sou eu para contestar a superior mestria dos sábios mestres homens?...
Por mim prefiro a alquimia que é um processo de a integração dos dois, yn e yang em UM (o Tao ) sem supremacia de nenhum!
mas voltarei ao assunto.

obrigada pela informação e interesse
abraço
rleonor

Anna Geralda Vervloet Paim disse...

Rosa,obrigado pela visita e pelo comentário.
Abraços

Anônimo disse...

Dentro do meu humilde conhecimento acredito que de forma cientifica a mulher segurava o dragão vermelho como meio de fortalecer o corpo fisico e espiritual A mulher no período menstrual espiritualmente ela fica com o corpo aberto, sendo alvo facil para todos os tipos de força, desde as mais densas até as mais sublimes.
No lado físico a mulher tem uma contagem de óvulos que no decorrer da idade ela perde e consequentemente aparece a menopausa, seguida muitas vezes por osteoporose e diversas outras doenças. Segurar o dragão vermelho seria como a fonte da juventude.
Mesmo assim, acredito que tudo deve ser feito com muita cautela e ouvindo nossos corações. Primeiramente aceitando todo esse processo com muito amor, meditando, conhecendo os nossos poderes internos de amor nesse período, deixando a menstruação fluir, sentir ela, fazer parte dela verdadeiramente. Uma linda semana a vcs, espero ter ajudado em alguma coisa.

Unknown disse...

Por favor, me expliquem com é que se impede a menstruação?