imagem: Jia Lu, Illuminated

"EM CADA CORAÇÃO HÁ UMA JANELA PARA OUTROS CORAÇÕES.ELES NÃO ESTÃO SEPARADOS,COMO DOIS CORPOS;MAS,ASSIM COMO DUAS LÂMPADAS QUE NÃO ESTÃO JUNTAS,SUA LUZ SE UNE NUM SÓ FEIXE."

(Jalaluddin Rumi)

A MULHER DESPERTADA PARA SUA DEUSA INTERIOR,CAMINHA SERENAMENTE ENTRE A DOR E AS VERDADES DA ALMA,CONSCIENTE DA META ESTABELECIDA E DA PLENITUDE A SER ALCANÇADA.

BLOG COM MEUS POEMAS:

http://desombrasedeluzanna-paim.blogspot.com/



sexta-feira, 23 de outubro de 2009

NIX

.


Nix é uma deusa primordial, nascida do Caos, sendo a mais velha filha deste. Nix foi a primeira criatura a emergir do vazio. Isso significa que Nix era irmã de algumas das mais antigas deidades do mito grego, incluindo Érebo (a Escuridão), Gaia (a mãe Terra) e Tártaro (Trevas abismais) e Eros (o amor da criação). Dessas forças primordiais sobreveio o resto dos deuses e deusas gregas.

Nix foi responsável por dar origem a muitos filhos divinos. Personificava a noite como divindade feminina. Uma das melhores fontes sobre esta deusa provém da Teogonia de Hesíodo. Muitas referências são feitas a Nix nesse poema que descreve o nascimento dos deuses e deusas gregos. E explicação é simples. Nix desempenhou um papel importante no mito como um dos primeiros seres a vir à existência. Na tradição Órfica, todo universo e demais Deuses primais nasceram do Ovo Cósmico de Nix.

Nix, cuja raiz é o indo-europeu e significa "trevas superficiais ou superiores", habita o extremo Ocidente, enquanto Érebo personifica as trevas subterrâneas, inferiores.

Nix percorre o céu, coberta por um manto negro, sobre um carro puxado por quatro cavalos negros e sempre acompanhada das Queres. Certos poetas a consideram como mãe de Urano e de Gaia; Hesíodo dá-lhe um lugar entre os filhos do Caos com o posto de Mãe dos Deuses, porque sempre se acreditou que Nix e Érebo haviam precedido a todas as coisas.

Nix é a patrona das feiticeiras e bruxas, é a Deusa dos segredos e mistérios noturnos, rainha dos astros da noite. Homero se refere a Nix com o epíteto "A domadora dos homens e dos deuses", demonstrando como os outros Deuses respeitavam-na e temiam esta poderosíssima deidade.
Também chamada de Nyx, Nox, Eufrone, Eulalia ou Noite.

Nix, assim como Hades, possuía um capuz que a tornava invisível a todos, assistindo assim ao universo sem ser notada. Zeus tem um enorme respeito e temível pavor da Deusa da Noite.

Nix aparece hora como uma deusa benéfica, que simboliza a beleza da noite (semelhante a Leto) e hora como cruel deidade Tartárea, que profere maldições e castiga com terror noturno.

A maioria dos filhos de Nix são divindades que habitam o mundo subterrâneo e representam forças indomáveis e que nenhum outro deus poderia conter. Segundo Ésquilo, as Erínias (Fúrias) seriam filhas de Nix.

Nix era cultuada por bruxas e feiticeiras, que acreditavam que ela dava fertilidade a terra para brotar ervas encantadas, e também se acreditava que ela tinha total controle sobre vida e morte, tanto de homens como de deuses.

Conhecia o segredo da imortalidade dos deuses podendo tirá-la e transformar um deus em mortal, como ela fez com Cronos após este ser destronado por Zeus.



http://aeradosdeuses.blogspot.com/2007_03_01_archive.html

Nenhum comentário: